Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / ENTENDA O PROCESSO!

Como funciona a fila de transplantes? Faustão foi priorizado para receber coração

Faustão entrou na fila de priorização e realizou a cirurgia neste domingo (27); entenda como funciona a fila de transplantes

Matheus Aguiar

por Matheus Aguiar

maguiar_colab@caras.com.br

Publicado em 27/08/2023, às 18h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Como funciona a fila de transplantes? Faustão foi priorizado para receber coração - Reprodução/Instagram
Como funciona a fila de transplantes? Faustão foi priorizado para receber coração - Reprodução/Instagram

Neste domingo (27), o apresentador Faustãopassou pela cirurgia de transplante de coração após mais de 20 dias internado por um quadro de insuficiência cardíaca. Recentemente, o comunicador entrou para a fila de prioridade e passou na frente de outros pacientes que também necessitam de um órgão - agora, entenda como funciona o processo.

De acordo com o Manual de Transplante de Coração, divulgado pela Central de Transplantes, da Secretaria de Estado de Saúde, a priorização acontece com base na "gravidade do quadro clínico em que se encontra o paciente e segue critérios bem estabelecidos e predeterminados pelo Ministério da Saúde".

A indicação de preferência é de responsabilidade da equipe médica que cuida do paciente, que precisa enviar a solicitação acompanhada de documentos que comprovem a gravidade do quadro. Então, o pedido é avaliado pela Central de Transplantes.

Por fim, a distribuição do coração é feita através de alguns critérios, como: características
específicas do doador; compatibilidade de grupo sanguíneo e peso entre
paciente e doador; e, claro, a priorização do quadro de saúde. Então, a classificação final da fila se dá pelo tempo de espera.

 CIRURGIA FOI UM SUCESSO

No fim da tarde deste domingo (27), a equipe médica do hospital Albert Einstein confirmou o sucesso no transplante de coração do apresentador Fausto Silva. A cirurgia teria começado no início da tarde, durou cerca de 2h30 e aconteceu dentro do esperado.

Em um comunicado, os profissionais contam que foram acionados pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo na madrugada de hoje para que fosse feita a avaliação do órgão recebido. "O Einstein foi acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo na madrugada de hoje, quando foi iniciada a avaliação sobre a compatibilidade do órgão, levando em consideração o tipo sanguíneo B. A cirurgia aconteceu no início da tarde e durou cerca de 2h30", diz o boletim enviado à Folha de S. Paulo.

Não perca nada sobre as celebridades: siga a Contigo! no Instagram.