Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / SAIBA TUDO!

Transplante muda a vida do paciente pra sempre; saiba detalhes do que Faustão vai enfrentar

Em entrevista exclusiva, Dr. Heron Rached, médico especialista em cardiologia, explicou os detalhes da cirurgia no coração que Faustão vai fazer

Luisa Scavone

por Luisa Scavone

lscavone_colab@caras.com.br

Publicado em 26/08/2023, às 07h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Como é feito o transplante de coração? - Reprodução/ Instagram
Como é feito o transplante de coração? - Reprodução/ Instagram

Internado desde o começo do mês de agosto, Faustão está na fila do SUS para receber o transplante de coração do qual precisa. Em conversa com a CONTIGO!, o Dr. Heron Rached, médico especialista em cardiologia, deu detalhes sobre esse procedimento e contou quais são os cuidados do pós-operatório.

A cirurgia

De acordo com o profissional, o transplante é a última opção no tratamento da insuficiência cardíaca, quando as alternativas medicamentosas e mecânicas falharam. Ele explicou que é necessário realizar o transplante quando, mesmo com todas as medidas tomadas, o paciente continua com os sintomas de cansaço, inchaço no corpo, fraqueza e até confusão mental.

Entretanto, a espera para conseguir o transplante varia de caso a caso. Como há um baixo número de doadores, não existe um tempo estipulado pelos médicos. “A ordem de entrada na fila de transplante e a gravidade individualizada do caso são que podem priorizar o procedimento”, comentou o Dr. Heron Rached.

E, enquanto o paciente não realiza a cirurgia, que dura de 3 a 4 horas, os médicos controlam a situação com medicamentos e até assistência mecânica com o uso de aparelhos. Mas e quando um doador foi encontrado, quanto tempo o coração pode ficar parado? “O ideal é transplantar o mais breve possível após retirado o coração do doador, mas, o tempo de espera é, no máximo, 6 horas”, explicou o médico.

Cuidados no pós-operatório

Em entrevista exclusiva, ele ainda contou que a maior preocupação dos médicos nesses casos é com a rejeição do corpo no pós-operatório, além de, claro, infecções. Mas, segundo ele, a recuperação varia de cada um. “Em geral, espera-se que ao final de 24 horas o paciente já possa respirar sem auxílio dos aparelhos”, contou.

E como deve ser a vida do paciente após o transplante cardíaco? “O paciente transplantado do coração precisa ressignificar muitas coisas na sua vida e colocá-lo como prioridade. Estilo de vida, medicamentos e dieta deverão ser seguidos durante toda a vida”, afirmou.

Pronunciamento do filho de Faustão

Filho do apresentador Faustão, o também apresentador João Guilherme Silva se pronunciou pela primeira vez sobre o estado de saúde do pai. A declaração aconteceu nesta segunda-feira (21) após o rapaz passar a noite ao lado do veterano.

Em um depoimento para a CNN Brasil nesta manhã, ele agradeceu as orações e mandou um recado curto tranquilizando os telespectadores. “Ele está bem. Passei a noite aqui com ele. Está bem. Agradecemos o carinho de todos”, declarou.  O último boletim médico informou que Faustão sofreu uma piora em seu quadro clínico. O apresentador de 73 anos foi incluído na fila do transplante de coração após complicações em seu estado de saúde.