Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / TRISTEZA

Aos 90 anos, Lea Garcia morre horas antes de ser homenageada no Festival de Gramado

Léa Garcia morre horas antes de ser homenageada pelo legado nas artes; veja

Gustavo Assumpção

por Gustavo Assumpção

gassumpcao@caras.com.br

Publicado em 15/08/2023, às 09h11 - Atualizado às 09h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lea Garcia morre horas antes de ser homenageada - Reprodução/ Instagram
Lea Garcia morre horas antes de ser homenageada - Reprodução/ Instagram

Morreu nesta terça-feira (15) aos 90 anos, a atriz Lea Garcia. A artista estava em plena atividade e aguardava em Gramado, no Rio Grande do Sul, a homenagem que receberia no Festival de Gramado

 A informação foi confirmada pelos familiares de Léa, nas redes sociais. "É com pesar que nós familiares informamos o falecimento agora na cidade de Gramado da nossa amada Léa Garcia", diz a mensagem que não deu mais detalhes sobre a causa da morte da artista.

Uma das maiores estrelas da história da dramaturgia brasileira, ela também recebeu um convite especial para atuar no remake de Renascer, próxima novela das nove da Globo. Ela já havia aceitado a escalação. 

ATRIZ FOI UM ÍCONE

Lea Garcia é considerada uma das mais icônicas atrizes da história do Brasil. Tem em seu currículo um feito raro: a indicação ao prêmio de melhor interpretação feminina no Festival de Cannes em 1957 por sua atuação no longa Orfeu Negro, considerado um dos melhores filmes de todos os tempos.

Entre outros papeis marcantes, a atriz estrelou a histórica montagem de Orfeu da Conceição (1956) no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e o longa Filhas do Vento, pelo qual ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival de Gramado em 2003.

Sempre presente em novelas da Globo, o último trabalho da atriz foi em Sol Nascente (2017). Ela ainda atuaria nos seriados Arcanjo RenegadoMister Brau. Ela era uma referência para atores e atrizes negros, já que foi uma das que conseguiram romper o racismo nas produções dramatúrgicas.