Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / DESABAFO

Aos 74 anos, Djavan detalha luta contra distúrbio raro: "Preciso de saúde"

Djavan detalha luta contra distúrbio raro; cantor precisou mudar hábitos e aumentar horas de sono

Gustavo Assumpção

por Gustavo Assumpção

gassumpcao@caras.com.br

Publicado em 21/05/2023, às 09h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aos 74 anos, Djavan detalha luta contra distúrbio raro: "Preciso de saúde" - Reprodução/ Instagram
Aos 74 anos, Djavan detalha luta contra distúrbio raro: "Preciso de saúde" - Reprodução/ Instagram

O cantor Djavan falou pela primeira vez sobre um distúrbio que enfrenta há alguns anos. É que ele luta contra os efeitos de uma questão neurológica. De volta aos palcos, ele esclareceu como tem evitado os efeitos da doença.

Chamada de "tremor essencial", o distúrbio costuma afetar os movimentos e é agravado pela falta de boas noites de sono. Segundo o cantor, foi preciso mudar a alimentação e cuidar para que ele conseguisse descansar devidamente. 

"Hoje, dormir bem é uma das obrigações mais importantes que tenho na minha rotina. São no mínimo sete horas por noite. Acredito que, se você dorme bem, estabelece para o corpo uma organização que o leva a cumprir os compromissos com energia. Minha alimentação também é rigorosamente sem gordura, sem fritura e com orgânicos. Preciso de saúde para executar um trabalho tão exigente", disse o cantor à "Veja Rio".

Djavan também contou que atualmente tem gostado de se apresentar em festivais para um público mais jovem. "Os festivais aproximam o artista que tem uma carreira extensa como eu de um público mais jovem. Mas, na verdade, sempre tive isso. Minha música é diversificada, meu público sempre foi heterogêneo em todos os níveis, classes sociais, orientação religiosa e faixa etária. Vejo gente dos 12 aos 80 anos na plateia", disse ele. 

RARIDADE

O cantor Djavan foi flagrado em uma raríssima aparição com a esposa. Aos 73 anos, o astro da música brasileira, que vive uma vida super discreta fora dos holofotes, foi clicado enquanto ia almoçar com a amada, Rafaela Brunini, de 47 anos, em um restaurante do Rio de Janeiro.

O casal tentou passar discretamente, mas acabaram clicados em clima de cumplicidade ao ar livre. Eles estão casados desde 2000, mas Djavan teve uma relação anterior que durou 26 anos. Ele tem cinco filhos, sendo dois do relacionamento atual, Sofia e Inácio, e três mais velhos, Max, Flávia e João Thiago.