Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / ENTENDA!

Alopecia: o que é e quais são os sintomas da doença que afeta Maiara?

Entenda o que é alopecia e quais são os sintomas da doença; Dra. Fernanda Nichelle explica os detalhes em entrevista exclusiva

Luisa Scavone

por Luisa Scavone

lscavone_colab@caras.com.br

Publicado em 25/08/2023, às 10h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O que é alopecia? - Reprodução/ Instagram
O que é alopecia? - Reprodução/ Instagram

Por meio de um desabafo nas redes sociais, a cantora Maiara anunciou que recebeu o diagnóstico de alopecia. Mas o que é, quais são as causas e os tratamentos dessa doença? Em conversa com a CONTIGO!, a Dra. Fernanda Nichelle, médica que atua na área estética, deu todos os detalhes.

O que é e quais são as causas da alopecia?

A alopecia é um quadro clínico caracterizado pelo aumento da queda de cabelo e pelos no corpo, resultando em um impacto no crescimento capilar. Segundo a profissional as causas podem ser: variação hormonal, questões nutricionais, influências emocionais, bem como condições inflamatórias e autoimunes. Além dessas, fatores genéticos, práticas inadequadas de cuidado e limpeza capilar e uso de medicamentos também podem influenciar.

Quais são os tipos de alopecia feminina?

A doutora ainda explicou quais são os quatro tipos de alopecia feminina. A primeira delas é a Alopecia Androgenética. “Essa é a forma mais comum de queda de cabelo e é associada a fatores genéticos e hormonais. Afeta tanto homens quanto mulheres, mas nas mulheres é conhecida como calvície feminina”, explicou.

Já o segundo tipo é a Alopecia de Tração. “Geralmente afeta mulheres negras devido à tensão repetitiva de penteados apertados. Isso pode resultar em aumento da testa e do couro cabeludo”, disse. O terceiro tipo é a Alopecia Areata, caracterizada pelas falhas circulares no cabelo devido a uma resposta autoimune. “Onde o sistema imunológico ataca os folículos capilares”, completou.

Por fim, há também o Eflúvio Telógeno, que, de acordo com a médica, ocorre quando há uma queda significativa de cabelo devido a mudanças hormonais, como após a gravidez, amamentação, dietas restritivas ou estresse. “O eflúvio telógeno crônico é uma forma persistente desse fenômeno, onde o corpo parece rejeitar os folículos capilares, levando à queda contínua”, afirmou.

Qual a prevenção para a alopecia?

As prevenções para a alopecia variam de acordo com o tipo da doença. “Por exemplo, uma alopecia autoimune. Não tem como prevenir, porque ela é uma doença autoimune. Mas ela pode ser desencadeada pelo estresse. Então, o certo seria prevenir o estresse. Não existe cura, existe controle para uma doença autoimune”, disse ela em entrevista exclusiva.

“Um eflúvio telógeno agudo, que aconteceu por uma dieta muito restritiva. A pessoa emagreceu muito rápido, caiu cabelo, porque faltou nutriente. Se essa pessoa se alimentar normalmente, tende a voltar ao normal. É muito mais complexo do que se pensa. Por isso que precisa de um acompanhamento médico”, continuou.

A Dra. Fernanda Nichelle explicou para a CONTIGO! que o importante é diagnosticar o tipo de alopecia para entender como reverter cada caso. “É bastante complexo, não tem como resumir em um tópico a doença alopecia, porque ela é dividida em vários tipos, cada um com as suas particularidades”.

Como é feito o tratamento para alopecia?

Isso inclui, também, para o tratamento da alopecia. É necessário que a paciente tenha um diagnóstico para ser direcionada para o tratamento mais apropriado. “Pode ser feito através do uso de produtos via oral, injetável em consultório médico ou via tópica através de loções em casa, como alguns shampoos que podem ser usados”, explicou a médica.

“Quando a alopecia tem uma relação com questões emocionais, a abordagem terapêutica se torna multidisciplinar, envolvendo diferentes áreas de especialização”, finalizou ela.

Diagnóstico de Maiara

A cantora Maiara se pronunciou publicamente para anunciar que recebeu um diagnóstico de um problema que atinge muitas mulheres: a alopecia. Causada por motivos emocionais ou genéticos, ela acarreta a perda de cabelos de forma definitiva.

“Não adianta só ter um cabelo bonito por fora, ele tem que estar saudável por dentro também. A Eliana e o doutor Domingos fazem isso por mim. Eles cuidam do meu cabelo de forma integral, desde a escolha do mega, a troca, até o método da microemborrachada", declarou ela.