Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Exclusivas / REPRESENTATIVIDADE

Sucesso em ‘Mar do Sertão’, Érico Brás vê personagem como "inspiração para sonhar"

Após 6 anos longe das telinhas, Érico Brás faz sucesso em ‘Mar do Sertão’ e, em entrevista exclusiva, rebate os comentários preconceituosos

Luisa Scavone

por Luisa Scavone

lscavone_colab@caras.com.br

Publicado em 05/03/2023, às 07h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Érico Brás de 'Mar do Sertão' - Reprodução/Instagram e TV Globo
Érico Brás de 'Mar do Sertão' - Reprodução/Instagram e TV Globo

As gravações da novela das 18h da TV Globo, Mar do Sertão, já se encerraram e, após 6 anos longe das telinhas, o ator Érico Brás comemora o sucesso. Em conversa com a CONTIGO!, ele deu detalhes de seu personagem e apontou a importância da representatividade negra na teledramaturgia.

Na trama, ele vive Eudoro Cidão, um jornalista de caráter duvidoso, dono da Gazeta de Canta Pedra e editor do Diário Oficial da Cidade. Para o ator, voltar a fazer novela após tanto tempo é um prazer, principalmente com Mar do Sertão. “Gostosa de fazer, assistir, acompanhar. Equipe maravilhosa, impecável. Temos liberdade para desenvolver personagens. Sempre nos sentimos muito confortáveis para atuar”, apontou.

Mesmo com inúmeras características diferentes, Érico se identifica com Eudoro, de certa forma. O artista ajudou a criar o personagem e deu mais camadas complexas para ele. “De certa forma, pode-se traçar alguma relação, visto que o personagem é dono do jornal, ou seja, tem espaço, voz, assim como eu, um ator, que pode através da arte encontrar trincheira para ser ouvido”, comentou.

Representatividade negra

Além de comemorar seu retorno às telinhas, Érico Brás também celebra a representatividade negra com o seu papel. “Sinaliza que podemos mais”, disse. “Ele podia ser um jornalista, o que já seria ótimo, mas é o dono do jornal. Isso reforça que podemos ocupar espaços, influenciar, fazer diferença. Que podemos ocupar espaços antes inimagináveis”.

O artista luta de frente contra o racismo e foi, inclusive, o primeiro apresentador negro do Brasil com o programa Se Joga, da TV Globo. Por isso, ele tenta mostrar, de forma persistente, a importância desse tema por meio de sua arte.

“Procuro através do ofício de ator demonstrar que sonhar é preciso. Lutar para conquistar seus anseios, seu lugar ao sol. Todos podemos desejar, buscar, existir. Há maior integração social hoje, embora ainda precisemos ampliar essas possibilidades. Cada pequeno passo conta”, disse.

Além de seu trabalho na televisão, ele tenta, também, trazer essa pauta de extrema importância para as redes sociais como forma de dialogar, principalmente, com jovens. “Procuro dar importância à necessidade de sonhar e realizar conquistas. Dificuldades não devem derrotar, assim como vitórias não deverão embriagar”, afirmou o artista.

Racismo

Entretanto, infelizmente o racismo ainda está presente na vida de muita gente. Érico garante que não se deixa afetar e, por isso, nem perde seu tempo rebatendo comentários preconceituosos. “Normalmente, estou muito ocupado cuidando da minha vida”, disparou.

E explicou: “Felizmente, trabalho muito naquilo que gosto. Não tenho tendência a sair do foco, perder energia, nem dedicar minha atenção para situações vazias. No entanto, lanço mão de medidas necessárias para os que ultrapassam limites”.