Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Exclusivas / LUTA!

Lembra dela? Ex-BBB Leka relata traumas causados por distúrbio grave: “Luta de uma vida”

Em entrevista exclusiva, a ex-BBB Leka relata traumas e dificuldades enfrentadas após o reality e revela que ainda luta contra bulimia

Luisa Scavone Publicado em 21/08/2022, às 11h11 - Atualizado às 11h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ex-BBB Leka expõe dores causadas pela bulimia - Reprodução/Instagram e TV Globo
Ex-BBB Leka expõe dores causadas pela bulimia - Reprodução/Instagram e TV Globo

A atriz Leka Begliomini foi uma das participantes da primeira edição do Big Brother Brasil, que deu o que falar. Isso porque, durante o reality, ela sofria de bulimia e sua dor durante o programa foi exposta em rede nacional. Em conversa com a CONTIGO!, ela contou como lida com o transtorno psicológico hoje em dia, também, nas redes sociais.

A atriz comentou que hoje enxerga como o reality pode ser influente e dar voz á pessoas e causas importantes, mas como sua edição foi a primeira, não se conhecia esse poder. “Então por alguns anos me perguntei por que eu havia me exposto tanto daquele jeito, já que toda doença de cunho psicológico tende a sofrer certa discriminação por ser meio intangível”, disse.

Por ainda ser uma menina e sofrer transtornos alimentares e de imagem, não sabia o que dizer a respeito. “Isso gerava um conflito interno imenso”, revelou. “Eu que sempre fui cheia de opiniões, me calei”.

Por mais que a experiência do BBB1 tenha sido única em sua vida, enfrentou situações bastante complicadas durante e após o programa, por causa da exposição de um assunto que não era discutido na época. “Foi muito difícil”, disse. “Acabei passando por várias situações super desagradáveis”.

Ela relembrou a primeira vez que gravou com um famoso e como, até nessa situação, sua bulimia virou pauta. Ela contou que, antes de entrar em cena, na qual eles se beijariam, o ator disse que esperava que ela não vomitasse antes da gravação. “Fiquei estraçalhada por dentro, morrendo de vergonha e me sentindo absolutamente vulnerável”, contou.

Tratamento

Para se cuidar, Leka Begliomini disse que fez muita terapia e buscou ajuda de psiquiatras e grupos de apoio. “Esse universo dos transtornos alimentares e de autoimagem foram a luta de uma vida inteira”, comentou. Mesmo com cuidados, ela enfrentou períodos de controle e recaídas. “O cerne de toda a questão está ligado a compulsão, e a compulsão, como qualquer vício, às vezes te domina”, afirmou.

A atriz e empresária disse que tenta lutar contra o distúrbio alimentar, agora com mais maturidade, mas, como qualquer mal psicológico, não há uma cura absoluta. “Há a vontade e uma luta constante contra instintos que são muito fortes”, pontuou.

“Mas aprendi a praticar uma série de exercícios de reprogramação mental e me sinto mais forte e dominadora desses instintos a cada dia. Há os dias bons e os ruins, mas aprendi de várias formas a substituir meus vícios por exercícios e práticas que constroem uma autoestima mais saudável”, contou ela, que ainda se preocupa muito com isso.

Estudo e descoberta

Por anos não conversou sobre o assunto com a imprensa, mas precisou lidar com as suas dores e entender o que foi tudo aquilo, após o nascimento de sua filha, Giovanna. Por isso, resolveu estudar a respeito. “Fui descobrindo que esse incômodo vinha do fato de eu não ter elaborado melhor isso tudo [...] Achei necessário me entender melhor e nessa busca fiz descobertas incríveis, pessoais e sociais”, disse em entrevista exclusiva.

A partir daí, viu que outras mulheres sofrem com as mesmas aflições que a assombraram durante a vida e sentiu vontade de contar suas descobertas e experiências.

Sua missão 

A intenção da ex-BBB é que esse assunto seja cada vez mais falado, para que mais mulheres se cuidem e se aceitem. “Há crenças muito profundas que só o conhecimento não é capaz de destruir”, pontuou. “Falei sobre isso há 20 anos em rede nacional e agora entendo a missão que eu tenho a esse respeito”.

Além de escrever um livro, Loka, Eu?!?!, sobre o assunto e sua experiência, que será lançado ainda esse ano, Leka Begliomini também expõe sua bulimia e transtornos psicológicos nas redes sociais, com o intuito de conscientizar as pessoas e ajudá-las de alguma forma. Estudada e com propriedade para falar sobre, hoje ela enxerga a importância de tratar sobre o tema.

“Perdi incontáveis oportunidades, grandes e pequenas por causa disso, e se eu fizer com que alguém não perca esses momentos que eu perdi e levar essa reflexão a um nível mais profundo, todas as dores e privações de uma vida toda farão sentido [...] Hoje me manifesto porque realmente tenho algo a dizer”, finalizou.