Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Exclusivas / ENTENDA!

O que é esteatose hepática, doença que preocupou Zezé di Camargo

Saiba o que é a esteatose hepática, doença que afeta o cantor Zezé di Camargo; diagnóstico foi revelado por Graciele Lacerda

Luisa Scavone

por Luisa Scavone

lscavone_colab@caras.com.br

Publicado em 17/06/2023, às 06h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Diagnóstico de Zezé di Camargo - Reprodução/ Instagram
Diagnóstico de Zezé di Camargo - Reprodução/ Instagram

Graciele Lacerda revelou que Zezé di Camargo passou por um emagrecimento radical após ser diagnosticado com esteatose hepática. Mas o que é a doença? Saiba quais os sintomas e como é feito o tratamento:

Esteatose hepática nada mais é do que gordura no fígado. Normalmente não causam sintomas, mas, quando ocorrem, é possível sentir fadiga, perda de peso e dor abdominal. De acordo com o Ministério da Saúde, é um problema de saúde que acontece quando as células do fígado são infiltradas por células de gordura.

Aliás, se ela não for tratada, pode provocar uma inflamação capaz de causar quadros mais graves de hepatite gordurosa, cirrose hepática e até câncer no fígado. A esteatose hepática pode ter duas causas: o excesso de álcool ou por estilo de vida inadequado.

Na segunda opção, o sobrepeso, sedentarismo, diabetes, má alimentação, colesterol alto, pressão alta e uso de medicamentos podem ser os causadores da doença. Entretanto, ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a mudança do estilo de vida é o principal fator para o tratamento.

A alimentação equilibrada e saudável e a prática de exercícios são os mais indicados. Há ainda os casos, mais raros, que exigem o uso de remédios, como Vitamina E, medicamentos usados para tratamento de diabetes, entre outros.

Caso de Zezé di Camargo

Em declaração ao jornal Extra, a musa fitness contou que o maridão precisou passar por uma mudança no estilo de vida devido à doença. Além de incluir atividades físicas na rotina, ele fez uma reeducação alimentar para ingerir comidas mais saudáveis, com o objetivo de vencer o problema de saúde.

"Ele não deixou de comer o que gosta, passou a se sentir mais saciado e o resultado da mudança é nítido", disse ela. O novo shape mais sequinho do sertanejo, inclusive, já pode ser visto nas redes sociais, onde ele compartilha registros do corpão.

Apesar do susto, a morena fez questão de ressaltar que a gordura no fígado já foi eliminada, mas o artista segue sob a nova rotina para manter os resultados estéticos e de saúde. "Quando iniciou estava com esteatose hepática (gordura no fígado), hoje, já não tem mais e o percentual de gordura diminuiu, está se sentindo mais disposto", completou.