Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Exclusivas / CAOS!

O incêndio do 'Xuxa Park': o dia em que segundos salvaram a vida de Xuxa Meneghel

Relembre a tragédia do 'Xuxa Park' causada por incêndio no cenário e saiba o que aconteceu durante e após o programa

Redação Contigo! Publicado em 27/03/2023, às 08h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Incêndio no 'Xuxa Park' - Reprodução/TV Globo e Youtube
Incêndio no 'Xuxa Park' - Reprodução/TV Globo e Youtube

O dia 11 de janeiro de 2001 ficou marcado na história de Xuxa após o incêndio no Xuxa Park durante a gravação do programa. Não houve mortes, mas 26 pessoas ficaram feridas. Naquele dia, a apresentadora viveu um momento que quase acabou em tragédia. 

O Xuxa Park, programa que teve sua estreia em junho de 1994, exibia brincadeiras, números musicais e desenhos animados, com a presença de crianças na plateia do estúdio. Entretanto, no dia do incêndio, o programa estava sendo gravado no estúdio F do Projac e tinha cerca de trezentas pessoas, sendo duzentas delas, crianças.

Tudo aconteceu no final do Xuxa Park, quando a apresentadora subiu na nave do cenário para finalizar o programa. O cenário começou a pegar fogo e, enquanto diversas crianças correram para sair do ambiente, Xuxa continuou cantando, até que chegaram os bombeiros com extintores de incêndio para apagar o fogo.

Durante as investigações, a polícia divulgou que o ambiente teria passado do número limite de pessoas. E, segundo os profissionais, o que teria ocasionado o acidente foi um curto-circuito. O cenário era altamente inflamável, então o fogo correu de forma rápida e, por minutos, não colocou a vida da apresentadora em jogo. A equipe do programa, assim como a plateia, teve os primeiros socorros e as vítimas foram levadas ao hospital.

Por causa do incêndio, 26 pessoas ficaram feridas, sete delas em estado grave. O caso mais sério foi o de Thamires Gomes Valleja, que tinha apenas 7 anos na época, e estava na roda gigante próxima de onde o fogo começou. Ela foi uma das últimas a serem resgatadas e teve queimaduras de segundo e terceiro grau.

A Globo pagou pelo tratamento das vítimas até que todos se recuperassem, mas cancelou o programa. Na verdade, inicialmente a emissora anunciou que ele estaria fora do ar temporariamente, já que preferiram não exibi-lo enquanto algumas vítimas ainda estavam se recuperando. Entretanto, Xuxa Park nunca mais voltou para a grade de programação da Globo.