Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Exclusivas / DIFERENÇAS

Marcello Antony e Thiago Rodrigues explicam diferença de fazer novela em Portugal: “Mais familiar”

Prestes a estrear em ‘Valor da Vida’, que será exbidia pela Band, Marcello Antony e Thiago Rodrigues contam como foi gravar novela fora do Brasil

Luisa Scavone

por Luisa Scavone

lscavone_colab@caras.com.br

Publicado em 26/10/2022, às 13h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Marcello Antony e Thiago Rodrigues - Reprodução/Instagram
Marcello Antony e Thiago Rodrigues - Reprodução/Instagram

A novela portuguesa Valor da Vida estreia na próxima segunda-feira (31) na Band e o elenco é composto por diversos atores brasileiros, entre eles Marcello Antony, que interpreta Jesus Gonzaga, e Thiago Rodrigues, que vive Vasco Folque.

Durante a coletiva de imprensa sobre a novela, os artistas contaram como foi gravar o folhetim em Portugal, na Europa.

Diferenças nos bastidores

Como grande parte das cenas foram gravadas em outro país, tudo era muito novo, o ambiente e as equipes eram outras. Entretanto, a principal diferença para os atores foi a quantidade de pessoas reduzidas para a produção de uma telenovela.

“Mais familiar, cooperativo. A diferença entre a chefia da chefia e o caboman é mínima”, contou Thiago. “Todo mundo sai pro almoço junto e depois, quando tem qualquer coisa social, está todo mundo junto. Essa proximidade das pessoas é muito gostoso de viver e de ver acontecer. Aqui no Brasil é diferente, a gente tem sempre ambientes muito grandes, as pessoas são mais distantes nos seus universos”.

Após Valor da Vida, que foi gravada em 2018 e será retomada pela emissora, o ator já fez outras novelas em Portugal e hoje se sente confortável em trabalhar em outro país. “Como as equipes são mais reduzidas, você acaba conhecendo todo mundo da empresa, então hoje eu estou em casa lá, é super confortável”, contou.

Para Marcello, o próprio convite para trabalhar fora do Brasil já foi uma grande vitória. Como Portugal se inspira muito em novelas brasileiras para suas produções, os atores já são conhecidos no país, o que facilita a relação com os portugueses.

“O mecanismo de se fazer novela é o mesmo”, explicou o intérprete de Jesus, que também contou que foi criado uma relação familiar nos bastidores da novela, muito diferente do Brasil.

“Isso é uma coisa que saltou a vista. É uma família. Todos querem ajudar. Como não tinha muito recurso, no set, você via principalmente técnicos exercendo funções que não eram as deles, então um ajudando ao outro”, relembrou.

Thiago Rodrigues completou dizendo que, para ele, há um motivo para as coisas serem tão diferentes no exterior: “A proatividade tem a ver com a falta de medo de perder o emprego”, disse. E Marcello concordou: “Aqui parece que tem uma corda invisível no pescoço que a qualquer momento alguém vai puxar”.

E beber nos bastidores, pode?

O veterano ainda expôs um fato inusitado dos bastidores da Europa. A equipe e o elenco pode beber durante o intervalo, o que impressionou os brasileiros, já que é uma cultura muito diferente de seu país de origem.

“No almoço serve-se vinho e cerveja. Os técnicos todos pegam uma taça de vinho enorme e voltam para gravar, tranquilo. Vai fazer isso aqui [no Brasil]… Não tem jeito. São experiencias”, reagiu Marcello.

O intérprete e Vasco também contou como foi a troca do elenco por trás das câmeras. Ele garantiu que os atores foram super bem recebidos e, em nenhum momento, houve uma competição no trabalho, até porque os artistas portugueses também tem o interesse de trabalhar no Brasil.

“Troca, muitas perguntas, muita curiosidade também com o nosso ambiente profissional no Brasil”, disse. “Acho que se estabeleceu ali uma relação de entender, tanto nós de entender como funciona o trabalho lá em Portugal e eles também”, finalizou.