Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Exclusivas / NOVA FASE

Mais madura, Mel Lisboa, de ‘Cara e Coragem’, comenta retorno à Globo após 15 anos: “Delicioso”

Em entrevista para a CONTIGO! Novelas, Mel Lisboa, a Regina de ‘Cara e Coragem’, comenta retorno à emissora após 15 anos afastada

CONTIGO! Novelas Publicado em 30/09/2022, às 06h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mel Lisboa, de ‘Cara e Coragem’, comenta retorno à Globo - Divulgação/ Priscila Nicheli
Mel Lisboa, de ‘Cara e Coragem’, comenta retorno à Globo - Divulgação/ Priscila Nicheli

Elogiada pela crítica como a terrível Regina de Cara e Coragem, Mel Lisboa retorna à Globo aos 40 anos de idade e avalia o atual momento de maturidade e descobertas, mas sem perder o foco na vida real.

Viver uma vilã como a Regina tem um sabor especial? Como tem sido a experiência?

"É uma vilã clássica que tem como característica não ser julgada pelo caráter. Faz parte do caráter dela não ter caráter. As pessoas esperam que ela faça maldades, cometa atrocidades... Então, quanto mais má ela é, mais vibram! Curto fazer, é um lugar onde você cria uma personagem que vive muito no imaginário, mas pouco se vê no dia a dia de fato."

Qual a sensação de ter um trabalho tão elogiado pelo público e pela crítica?

"Estou adorando, há muito tempo não fazia novela. Me divirto, é um processo diferente de teatro e cinema. Tem esse desafio diário da agilidade, uma prontidão. Estou contente pela personagem ser bem recebida, das pessoas gostarem, da crítica elogiar. Claro, ter o trabalho reconhecido é gratificante, a gente faz para as pessoas gostarem. Nem sempre dá certo, mas quando dá, é gratificante."

Como se sente nessa volta à Globo? Conseguiu se reconectar com antigos amigos e colegas?

"Fazia muito tempo que eu não fazia um produto de ficção. Tem sido um reencontro delicioso com a empresa, os funcionários que eu conhecia naquela época e que eu passei a conhecer... A Claudia Souto é uma autora maravilhosa e generosa. A gente tem uma troca muito legal. Então, está sendo um ano muito legal e frutífero, diferente do que eu vinha fazendo nos outros anos."

Sua mãe, que é astróloga, conseguiu prever esse retorno de alguma forma, certo?

"Quando ela faz os trânsitos, uma questão futura daquele momento que você está vivendo e do que está por vir, ela aponta tendências sobre o que pode acontecer. Neste sentido, o que ela me falou é que, quando houve a possibilidade de voltar para a Globo, fazia sentido pelos meus trânsitos, já que havia um aspecto de retorno à algum lugar do meu passado. Minha relação com a astrologia é uterina! Minha mãe é astróloga desde antes de eu nascer. Então, sempre convivi com esse universo. Para mim é muito comum falar sobre isso, ir atrás desses dados, perguntar pra minha mãe."

Presença de Anita já tem mais de 20 anos e ainda povoa o imaginário brasileiro. A que você atribui tamanho impacto?

"Não sei dizer a que exatamente se deve o sucesso de uma obra, porque eu acho que não é só um fator, não tenho dados concretos para explicar nem Anita e nem nenhum outro sucesso.

Mas, de fato, marcou toda uma geração e foi uma obra muito impactante. O roteiro, a direção, as pessoas envolvidas naquele trabalho, elenco, o momento em que foi apresentado, tudo isso deve ter culminado com o sucesso da obra. Os assuntos abordados pela obra, que são tabu até hoje, mexem com o imaginário das pessoas, com as emoções, com o sangue mesmo."

Hoje, aos 40 anos, se sente mais confortável como mulher, seja com a sexualidade ou aparência? Como lida com a passagem do tempo?

"Têm me perguntado muito sobre os 40 anos. Aí, passo a refletir sobre o simbolismo da idade, principalmente para mulher. Não perguntam tanto para um homem sobre os 40 anos. Porque isso tem a ver com a sociedade, com os símbolos que esse número carrega... Porém, acho, nossa sociedade mudou muito. Os 40 de hoje em dia não são mais os 40 de vinte anos atrás, muito menos de antes, e eu me sinto uma mulher de 40 anos no tempo em que eu vivo. Me sinto bem aos 40, me sinto madura. Eu sou uma pessoa que valoriza a experiência, valoriza a maturidade, valoriza a aquisição de conhecimento por meio da experiência, da vivência. Estou melhor hoje, mais madura, mais calma, mais experiente, e essas são características que valorizo."

Como é o lado Mel Lisboa que o público não conhece? Quem é a Mel mãe e mulher que as câmeras não mostram?

"Essa é uma Mel bastante comum. Não sou muito de expor a minha vida pessoal nas redes sociais ou de nenhuma outra forma, prefiro sempre ficar um pouco mais discreta nesse sentido. Me sinto melhor assim, acho que o meu trabalho já me expõe demais... Então, prefiro, na minha vida pessoal, ficar um pouco mais tranquila. Tenho toda uma vida absolutamente como a da maioria das pessoas. Cuido da casa, dos meus filhos, meus gatos, vejo os meus amigos, gosto de ir ao cinema, ao teatro, gosto de ler, não tem nada muito especial. Sou uma pessoa que vive a minha vida pessoal paralelamente à minha vida profissional e da melhor forma que eu posso. Tento ser a melhor mãe que eu posso ser, mesmo com todas as minhas questões e ausências."

Já tem outros projetos em mente vindo pela frente? O que podemos esperar?

"Vou gravar a novela até dezembro. Depois, tiro umas férias e, ano que vem, seguramente vou voltar ao teatro, tem uma turnê para fazer ainda com a peça Misery. Além disso, tem alguns projetos de cinema e séries que ainda não posso falar. Em breve voltarei com novidades!"