Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Exclusivas / ENTENDA!

Harmonização facial de Dedé Santana aos 86 anos levanta questionamento: Idosos podem fazer?

O médico especialista em medicina estética, Dr. Alexandre Adolfo, explica se idosos podem fazer harmonização facial, como o humorista Dedé Santana

Redação Contigo! Publicado em 05/03/2023, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Harmonização facial de Dedé Santana - Reprodução/Instagram
Harmonização facial de Dedé Santana - Reprodução/Instagram

A harmonização facial está cada vez mais comum no mundo dos famosos e quem resolveu mudar um pouquinho foi Dedé Santana, que compartilhou um antes e depois nas redes sociais. Mas será que idosos podem fazer tratamento estéticos no rosto?

O envelhecimento da pele é inevitável, mas é possível realizar diversos tratamentos na terceira idade. Segundo o Dr. Alexandre Adolfo, médico especialista em medicina estética, o botox é, sem dúvida, o tratamento mais procurado.

“São procedimentos com ótimas respostas para a terceira idade, pois visa reduzir as linhas de expressão nas regiões da testa, glabela (entre as sobrancelhas) e ao redor dos olhos, o procedimento é feito em minutos e de rápida recuperação. Os resultados precisam ser acompanhados e aparecem em 5-7 dias, em média”, explica.

Entretanto, o preenchimento de olheiras com ácido hialurônico deve ser evitado, já que pode causar nódulos, “bolsas” e inchaços no local. O ideal é apenas para preenchimento em regiões dos lábios, queixo e contorno da mandíbula. Por isso, para os idosos, o mais recomendado é o tratamento com Ellansé, que é capaz preencher, clarear e ainda auxilia na estimulação do colágeno nas áreas tratadas. “Mesmo pacientes acima dos 70 e 80 anos podem fazer”, diz Alexandre.

Segundo o médico, algumas técnicas mais agressivas ainda podem ser feitas nos mais velhos, como a de fios de sustentação absorvíveis e não absorvíveis. Esse tratamento tem vários benefícios, dentre eles: arqueia as sobrancelhas, sustenta a face, suaviza as rugas e as linhas de expressão, reposiciona anatomicamente os tecidos “caídos”, reduz a papada, suaviza o “bigode chinês” e define o contorno da mandíbula.

Entretanto, como há muita flacidez, o necessário é melhorar a qualidade da pele com bioestimuladores de colágeno para que não ocorra acúmulo de material com aparência de nódulos.

Esses procedimentos estéticos podem ser feitos em qualquer idade, mas segundo o Dr. Alexandre, é necessário passar por uma avaliação médica. “É preciso avaliar se o paciente possui alguma doença pré-existente ou se é alérgico a algum componente dos produtos, se está tomando alguma medicação. Além disso, deve-se avaliar se a pele apresenta condições saudáveis para o procedimento”, afirma.