Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Exclusivas / Aviso de Gatilho

Ex-Record entrega novos detalhes de suposto assédio cometido por diretor casado

Rhiza Castro, ex-apresentadora da Record, concedeu uma entrevista exclusiva para Contigo! e fez novas revelações sobre a acusação de assédio

Adriel Marques

por Adriel Marques

amarques_colab@perfilbr.com.br

Publicado em 23/10/2023, às 16h23 - Atualizado às 19h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rhiza Castro - (Foto: Reprodução/Record News)
Rhiza Castro - (Foto: Reprodução/Record News)

Rhiza Castro, jornalista e apresentadora, concedeu uma entrevista inédita para Contigo! sobre as acusações de assédio contra um diretor da Record. O nome do profissional que faz parte da alta cúpula, não foi divulgado pela comunicadora. Deixando o canal em janeiro deste ano, a personalidade da mídia revelou que o desligamento da emissora ocorreu após a denúncia, realizada no departamento de Recursos Humanos (RH). Esporte Record News, News das 10 e Hora News foram algumas atrações que a loira comandou.

Sem esconder nada durante o bate-papo, a apresentadora confessou por quanto tempo sofreu o suposto assédio e se alguém próximo já sabia do ocorrido: "Entre o início do assédio e a retaliação foi quase um ano. A gente pode falar uns dez meses, talvez, na verdade, praticamente um ano. Sim, a minha mãe sabia no meio desse tempo assim, não desde o início. Porque eu tinha um receio e depois que vi que era esse assédio, algo que não ia parar e cessar, comecei a expor para pessoas próximas".

"Minha mãe, depois para frente para o meu pai. Eu contei para ele pouco antes de resolver abrir para todo mundo, denunciar. Eles me deram um apoio que foi o que me deu mais força para poder ir em frente e denunciar. Alguns amigos, pessoas de dentro da emissora, sim, eu cheguei a relatar e contar", completou Rhiza Castro para o jornalista Adriel Marques. De acordo com a ex-funcionária da Record News, o diretor do veículo de comunicação acabou se vingando próximo do final do ano.

"Eu resolvi dar um basta mesmo no final do ano. Foram muitas retaliações, no final acabou me tirando de todos os jornais que eu fazia ao vivo. Tiveram épocas em que eu entrava ao vivo 13h e ia sair 19h, às vezes ainda fazia o jornal das 22h e tudo ao vivo. Então eram muitas horas e de repente ele me tirou de tudo! Eu esperei ainda para ver se ia me retornar, se ia me colocar e nada. Até que no final do ano, como os jornalistas sabem, existem os plantões e eu falei: 'Bom, ele não vai ter muita opção, porque não tem um número de apresentadores grande aqui. Ele vai ter que me colocar de novo'", continuou Rhiza.

"Só que ao invés de me colocar, ele preferiu colocar um produtor para poder fazer a apresentação ao vivo. Foi aí que falei que não aguento mais, a partir do momento que está afetando o profissional, me boicotar profissionalmente não vou suportar. Porque até então eu ia escorregando, me blindando de outras formas e sofrendo. Nossa, eram meses e meses que chorei todos os dias! Inclusive ele me tirou dos programas ao vivo um dia antes do meu aniversário. Então nunca vou me esquecer, né? Foi um presente que ele me deu, presente entre aspas, presente de grego", finalizou a jornalista.

Casado

Emocionada enquanto narrava os relatos, Rhiza Castro parou de responder por alguns minutos e ofegante tornou a contar novos detalhes: "Desculpa! Mas isso me marcou muito, sabe? Eu lembro direitinho que eu passei o dia do meu aniversário chorando, aos prantos, sozinha em casa. Até porque eu não sou de São Paulo e minha família mora em outra cidade. Eu resolvi dar um basta e ir no RH, conversei, falei e mostrei. Eles me pediram que eu enviasse algumas provas, eu já tinha falado que tinha muitas provas, porque a grande parte das investidas eram por WhatsApp. Então, imagina?".

Sem papas na língua, Castro entregou que o diretor é casado com uma colaboradora da Record: "Sim, o diretor é casado e tem esposa! Em todo momomento eu queria falar com ela, obviamente, mas ela trabalha na mesma empresa. Pelo fato [também] de que ele já possui um histórico e fama dentro da empresa, de fazer esse tipo de coisa, de ter essas atitudes e de agir assim com as mulheres. Eu pensei: 'É impossível ela não saber de nada!'. Então, a partir de um momento ela mudou muito comigo, como se eu tivesse feito algo de errado. Nunca foi, eu nunca cedi, nunca respondia positivamente ele. Enfim, apresentei provas e a resposta que eu tive foi o que eu falei na vídeo, foi a demissão. Depois que eu mostrei as provas eles me demitiram, dois dias depois".

Justiça

"Já entrei na Justiça e tenho dois processos, processo criminal e o processo trabalhista. O criminal existe uma transação penal, que foi o que aconteceu, o acusado (diretor) pagou. Existe uma questão na Justiça criminal que aceita isso, a pessoa paga para poder não ser processada", disse Rhiza Castro para Contigo!. E o apoio dos colegas jornalistas ou famosos? Sem citar a identidade do mesmos, a comunicadora compartilhou: "Eu posso falar que sim, não posso dar nomes e a gente acaba conhecendo muitas pessoas nesse meio. Morando em São Paulo, tenho grandes ciclos de amizade. São amigos, né? Então sim!".

Procuramos a assessoria da Record para maiores esclarecimentos e até o momento não obtemos retorno. O espaço segue aberto para um posicionamento da emissora.