Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Exclusivas / Retorno

Estrela de 'Sandy e Junior', José Trassi retorna à Globo como Giraia em 'Segunda Chamada': ''O bom filho à casa torna''

Exclusiva: ator do seriado 'Sandy & Jr' fala sobre retorno à Globo em 'Segunda Chamada'

Leandro Fernandes Publicado em 02/10/2019, às 09h38 - Atualizado às 09h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem com o ator José Trassi em 'Sandy e Junior' e em 'Segunda Chamada' - Reprodução/Viva e Divulgação/Globo/Maurício Fidalgo
Montagem com o ator José Trassi em 'Sandy e Junior' e em 'Segunda Chamada' - Reprodução/Viva e Divulgação/Globo/Maurício Fidalgo

José Trassi, estrela do seriado Sandy & Junior., retorna à Globo em um papel bem diferente.

O ator, que estourou no seriado da dupla como o simpático Dodô, está de volta para uma série da Globo. Em Segunda Chamada, ele interpreta Giraia, um aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que usa a escola como base de operação para vendas ilegais.

Entrevistamos José, agora com 35 anos, e falamos sobre o tempo que passou desde seu primeiro grande papel e as mudanças na TV e na sociedade brasileira no período, além das expectativas para Segunda Chamada.

Contigo!: Embora seja jovem, você tem um currículo impressionante que passa pelo teatro, TV e cinema. O que te levou de volta a uma série da Globo?
José Trassi: Obrigado pelo jovem. Acho que o bom filho à casa torna. Sempre senti muito prazer em trabalhar na Globo e, em todas as oportunidades, fiz trabalhos que considero relevantes artisticamente. Nessa profissão, é inevitável receber convites e passar em testes, se você se propõem a se manter produtivo e a melhorar. Realmente, após meu primeiro trabalho na casa,  há 20 anos, tive boas oportunidades no cinema e em séries de TV. Isso porque sempre acreditei na profissão e busquei me aperfeiçoar como artista. Acho que o que me trouxe para essa série e de volta à emissora foi justamente ter me mantido em movimento ao longo desses anos, não só nessas produções, mas também criando minhas próprias oportunidades, como é o caso da peça que estou produzindo agora.

C!: Sua carreira deslanchou em Sandy & Junior, uma série focada no ambiente escolar. Vinte anos depois, em Segunda Chamada, você volta, mas com um outro tipo de ambiente escolar. Você acha que isso reflete uma mudança na televisão brasileira?
JT: Acho que sim. Atualmente, as produções, mesmo as de humor e “descompromissadas”, muitas vezes, são utilizadas para refletirmos questões sociais e comportamentos que antes não eram abordados. Hoje, os conflitos são novos, enquanto os antigos estão sendo tratados para  que se mudem pensamentos e posturas. Considero um momento feliz, embora de resistência, na produção audiovisual. Uma curiosidade: Gravamos ‘Segunda Chamada’ na mesma escola em que estudei, de verdade, enquanto gravava Sandy & Junior, em 2000.

C!: E para você, o que mudou nesses vinte anos?
JT: Me sinto em uma nova etapa de amadurecimento pessoal e profissional. Casei, planejo filhos e estou focado em minha carreira. Colhendo frutos do que plantei ao longo desses anos. Considero as estreias da série, filmes e do meu monólogo como um presente pelos meus 20 anos de carreira.

C!: Na mesma linha: o que você acha que mudou na sociedade brasileira nesses vinte anos que separam Dodô de Giraia?
JT: Primeiro, eu cresci . Nos anos 2000 estávamos mais empolgadas com as novas possibilidades do século 21, o que gerou muita criatividade no sentido lúdico. Além disso, eu estava iniciando a adolescência, vivendo temas mais descontraídos e voltado para a diversão. Hoje estamos reconhecendo a desconstrução de valores ultrapassados como machismo, questões de raça e gênero, assim como a necessidade resgatar a humanidade nos sistemas sociais, como o educacional, por exemplo.

C!: O que o público pode esperar do Giraia? Qual é o impacto do personagem na série?
JT: O Giraia é um dos alunos da escola. Um cara comunicativo e descolado, que escolheu estudar pra ter alguma chance de mudar de vida, mas que continua vendendo suas mercadorias contrabandeadas, até por que não sabe se relacionar de outra forma. Na série, ele faz da escola seu escritório para suas vendas e lida com as consequências dessa escolha. Podemos esperar algumas confusões por aí.

Segunda Chamada estreia na próxima terça-feira (08), logo após A Dona do Pedaço, ocupando a faixa que o The Voice Brasil deixa livre a partir da próxima quinta-feira (03). Além de José, a série traz Débora Bloch, Carol Duarte, Felipe Simas e Nanda Costa, entre muitos outros, em um elenco grande e estrelado. O roteiro é assinado por Carla Faour e Julia Spadaccini e a direção fica por conta de Joana Jabace.