Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Exclusivas / INCRÍVEL!

Engajado e generoso: Richarlison é politizado e ajuda os que mais precisam fora de campo

Richarlison se posiciona sobre questões políticas e sociais importantíssimas; saiba quais são as causas apoiadas pelo camisa 9

Redação Contigo! Publicado em 26/11/2022, às 08h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Causas apoiadas por Richarlison - Reprodução/Instagram
Causas apoiadas por Richarlison - Reprodução/Instagram

Além de destaque no campo, Richarlison vem conquistando cada vez mais o público, também, por seu engajamento em questões sociais muito importantes. Saiba quais são as causas apoiadas pelo camisa 9 da Seleção brasileira:

Engajado politicamente, ele já fez diversas publicações apoiando causas contra o racismo, violência contra mulher, a favor da ciência e vacinação na pandemia, além de questões ambientais.

Violência contra mulheres

Durante o BBB20, na icônica disputa entre Felipe Prior e Manu Gavassi, o jogador declarou seu apoio ao arquiteto, mas, após ficar sabendo de um caso de possível agressão de Prior contra uma mulher, ele resolveu se pronunciar.

"Fala, pessoal! Eu não sou juiz, mas também não passo pano pra ninguém. Violência contra a mulher é abominável, não importa quem cometeu e nem porquê, não existe motivo no mundo pra que isso aconteça. Aprendi isso desde cedo", escreveu nas redes sociais.

E completou: "Se isso que foi dito sobre o Prior na matéria se confirmar, na humildade, peço desculpas e retiro o apoio que dei a ele nessa última semana no jogo, ainda que não soubesse dessas acusações, igual a todos vocês. Espero que tudo se esclareça logo! Fiquem bem! É noix".

Racismo

Uma das causas que Richarlison faz questão de lutar é contra o racismo e, após os casos de assassinato de George Floyd, nos EUA, e do menino João Pedro, no Rio de Janeiro, o jogador mostrou sua indignação nas redes sociais.

Além de publicar em seu Instagram oficial: “Vidas negras importam”, ele também deu uma entrevista e disse que essa causa também é dele, que já viveu e viu muito racismo.

"O racismo é um assunto que nós, que viemos da favela, estamos acostumados. Sempre fui tratado de forma diferente. Acompanhei o caso da morte do João Pedro, no qual a polícia deu mais de setenta tiros em sua casa. Poderia ser comigo. Lá atrás, convivi com tiroteios e fui até confundido com traficante”, disse na época.

Vacinação contra Covid-19

Durante a pandemia do Coronavírus, Richarlison se tornou embaixador de um programa da Universidade de São Paulo (USP) para pesquisas e ações que ajudam a combater à doença. Ele incentivava outros atletas e pessoas a fazerem doações para ajudar.

“Acho que é hora de valorizarmos e incentivarmos nossos pesquisadores e cientistas e todos que estão lutando nessa batalha. Por isso, tivemos a ideia da campanha e de contribuir com essas pessoas”, disse na época ao jornal da USP.

Além disso, no primeiro ano da pandemia ele chegou a afazer uma doação de 500 cestas básicas para moradores de bairros carentes de Nova Venécia, município do Espírito Santo.

Apoio à luta contra o câncer

Como se não bastasse, ele também oferece apoio ao Instituto Padre Roberto Lettieri, instituição de tratamento de câncer. Ele revelou à ESPN que dá 10% de seu salário no Tottenham, time da Inglaterra, para ajudar no instituto.

“Muita gente não sabe. No Brasil eu tenho uma casa em Barretos onde tem um hospital de câncer. Tem uma casa lá para ajudar as pessoas que não tem grana para poder ficar lá. Então ali eles tem comida de graça, tem tudo de graça. 10% do meu salário vai para lá para ajudar essas pessoas”, contou ele.

Meio ambiente

Além de se preocupar com questões sociais, de educação e saúde, Richarlison também se posiciona a favor do meio ambiente. Em 2019 ele chegou a viajar para o Pantanal para conhecer o bioma e, um ano depois, fez uma publicação em sua coluna no site The Players Tribune, no qual pedia medidas para combater o incêndio que queimou quase 30% do local.

"Quero falar de algo muito importante para mim e que deveria importar para você também. Estou muito triste e preocupado com o que está acontecendo no Pantanal", escreve. "(...) Olha, não sou político. Não consigo interromper as queimadas sozinho. Mas como jogador da Seleção Brasileira e do Everton, posso ao menos mostrar às pessoas o que está acontecendo. Por isso, postei algumas fotos nas minhas redes sociais em demonstração de apoio ao Pantanal. Não queria apenas me solidarizar com o problema. Era para chamar a atenção das autoridades", escreveu.