Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Exclusivas / EITA!

Psicóloga aponta erro da Globo no BBB23 e expõe danos sofridos por Dania: “Revitimização”

Em entrevista exclusiva, a psicóloga Maria Rafart aponta os danos sofridos por Dania após assédio no BBB23 e expõe erro da produção

Luisa Scavone

por Luisa Scavone

lscavone_colab@caras.com.br

Publicado em 17/03/2023, às 16h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Psicóloga aponta danos sofridos por Dania - Reprodução/TV Globo
Psicóloga aponta danos sofridos por Dania - Reprodução/TV Globo

As atitudes de MC Guimê e Cara de Sapato contra Dania Mendez resultaram na eliminação dos brothers no BBB23. Após a sister mexicana sofrer importunação sexual e assédio, a CONTIGO! conversou com uma psicóloga para entender como a situação pode ter afetado Dania.

Maria Rafart comentou sobre a preocupação e responsabilidade sentida pela sister após a expulsão dos brasileiros. Segundo ela, infelizmente a culpa é um sentimento comum entre as mulheres assediadas. “Esta culpa deriva de vários paradigmas culturais que colocam a mulher como alguém que deveria se proteger e não se colocar em situação vulnerável”, disse.

A especialista completou dizendo que, por muitos anos, os comportamentos machistas foram naturalizados por razões “biológicas” do homem. “Daí a mulher ser responsabilizada por atos perpetrados contra ela”, disse. “Há tanto tempo as vítimas são colocadas no banco dos réus, que elas sentem medo de tornarem o abuso público”.

Por tudo ter sido muito público, em sua primeira declaração, Dania disse que não se lembrava do assédio sofrido, mas depois revelou que, na verdade, preferiu não expor o que passou. Rafart apontou, também, as consequências dessa situação para a saúde mental da sister.

“Podem surgir episódios de ansiedade decorrentes da experiência traumática. O acompanhamento psicológico nos próximos meses será fundamental para que ela reescreva este episódio na sua mente”, disse a profissional.

Por fim, a psicóloga também opinou sobre a forma que a TV Globo conduziu o caso. Para ela, a situação teria trazido menos danos psicológicos na influenciadora mexicana se ela teria sido avisada sobre a expulsão, antes mesmo de entrar no ao vivo.

“Sua surpresa, diante de Guimê e Sapato, originou sentimentos confusos de culpa e constrangimento, que poderiam ter sido elaborados sem este clima de ‘acareação’”, comentou. “Em Psicologia, chamamos isto de ‘revitimização’: é quando a vítima sofre outras consequências que vão além do fato principal”, finalizou.