Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Exclusivas / REPERCUSSÃO

Ataque covarde contra Gilberto Gil gera revolta, pedido de desculpas e atitude de Preta Gil

Xingamento contra o cantor Gilberto Gil no Catar ganhou uma grande repercussão nas redes sociais e diversos artistas se pronunciaram; entenda

Redação Contigo! Publicado em 28/11/2022, às 12h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Repercussão do caso de Gilberto Gil - Reprodução/ Twitter
Repercussão do caso de Gilberto Gil - Reprodução/ Twitter

Gilberto Gil se tornou um dos assuntos mais comentados da internet no último domingo (27). Isso porque o cantor foi alvo de xingamentos no Catar, o que revoltou seus fãs aqui no Brasil. Entenda o que aconteceu e a repercussão do assunto nas redes sociais:

Desrespeito

Na última quinta-feira (24), o artista e sua esposa, Flora Gil, foram desrespeitados e hostilizados por bolsonaristas enquanto acompanhavam o jogo do Brasil contra a Sérvia no Catar.

Em imagens que viralizaram no último domingo (27), apoiadores de Jair Bolsonaro encontraram o artista de 80 anos nos bastidores do estádio e resolveram humilhá-lo por ser eleitor declarado do presidente eleito Lula (PT). "Vamos, Lei Rouanet. Vamos, Bolsonaro. Ajudou o Brasil pra caralh*. Vamos, lá. Obrigado, filho da put*", disparou um homem.

Repercussão e apoio de artistas

Os registros do momento causaram uma grande revolta nas redes sociais e diversas celebridades se pronunciaram, apoiando o cantor e sua esposa.

Caetano Veloso, um dos amigos mais próximos de Gil, usou seu Twitter oficial para mostrar sua indignação com o ocorrido. “Meu irmão na música e na vida, Gilberto Gil, foi injuriado por bolsonaristas no Catar. Ele tem 80 anos e estava com sua esposa. Quero prestar solidariedade ao gênio Gil e dizer que nós, os artistas, assim como a verdadeira sociedade, esperamos que os criminosos sejam punidos“, escreveu.

Nomes como João Vicente de Castro, Leandra Leal e Marisa Monte também se pronunciaram. “Gostar é facultativo, respeitar é obrigatório. Viva Flora e Gil. Viva os verdadeiros arquitetos da cultura popular brasileira”, escreveu o apresentador em seu Instagram oficial.

Preta Gil se revolta

Revoltada com a situação, Preta Gil, filha do artista, também usou as redes sociais para desabafar.

“O que aconteceu com meu pai e Flora no dia do jogo do Brasil no Catar, onde foram agredidos verbalmente por um bolsonarista violento, é assustador. Eu e meu pai pensamos parecido a respeito de conviver com o diferente, estamos acostumados, e mais que isso, tentamos de forma muito civilizada essa convivência sem nos sentirmos ameaçados e tão pouco ameaçar!”, escreveu.

“Eu realmente acho que nem todo eleitor do Bolsonaro seja a escória da humanidade, mas esse infelizmente é, e o que ele fez com meu pai foi tão agressivo, tão nojento, tão violento, que devemos, sim, nos revoltar! O bolsonarismo mata e fere, isso tem que acabar”, finalizou a artista, recebendo apoio de amigos e fãs.

Pronunciamento de Gilberto Gil

Após receber todo o apoio de amigos, familiares e fãs, Gilberto Gil agradeceu e reforçou que não vai deixar se intimidar - ele e a esposa assistirão ao próximo jogo da Seleção Brasileira, nesta segunda-feira (28).

"Obrigado a todos pela corrente de solidariedade, aos amigos que ligaram e se manifestaram nas redes sociais. Amanhã estaremos torcendo pela seleção brasileira e por um Brasil sem ódio", declarou em suas redes sociais.

Pedido de desculpas

Após muita busca, os internautas identificaram um dos homens presente no momento do vídeo, que se pronunciou e se desculpou com o cantor. O empresário Ranier Felipe dos Santos Lemache, que mora nos Estados Unidos, mas tem negócios no Brasil, fez uma publicação assumindo ter feito provocações sobre política, mas negou ter xingado Gilberto Gil.

"Gostaria de me solidarizar com o Sr. Gilberto Gil e sua família em virtude da ofensa que a ele fora proferida, uma vez que eu também não gostaria de ouvi-la. No entanto, estão veiculando a minha imagem essa ofensa o que não é verdade. Inobstante a minha divergência aos ideais políticos do Sr. Gilberto Gil, reitero o mais absoluto respeito que tenho ao nobre artista, porém, deixo claro novamente que a ofensa/xingamento não foi por mim proferido", escreveu no Twitter.