Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Exclusivas / Dia de comemoração

70 anos da TV: Conheça os atores há mais tempo em atividade

Para celebrar a data, veja quais são veteranos que estão nas telinhas desde seu início

Redação Contigo! Publicado em 18/09/2020, às 17h15 - Atualizado em 21/09/2020, às 11h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Para celebrar a data, veja quais são veteranos que estão nas telinhas desde seu início - Reprodução/TV Globo
Para celebrar a data, veja quais são veteranos que estão nas telinhas desde seu início - Reprodução/TV Globo

A televisão brasileira está completando 70 anos nesta sexta-feira (18) e, desde sua primeira transmissão, a teledramaturgia ganhou o carinho do público.

Para celebrar a data, a Contigo! separou alguns atores que contribuíram para o sucesso das telenovelas no Brasil durante todos esses anos. Confira!

TARCÍSIO MEIRA: Com mais de 60 anos de carreira, o ator estreou em 1963, na extinta TV Excelsior, participando da primeira novela diária da TV brasileira, intitulada 2-5499 Ocupado.

ROSAMARIA MURTINHO: No auge dos seus 29 anos, a atriz estreou como protagonista na novela A Moça que Veio de Longe, de 1964, na extinta TV Excelsior. Sua atuação lhe rendeu o prêmio Roquete Pinto de Melhor Atriz na época.

REGINALDO FARIA: O ator estreou na televisão em 1965, logo na primeira novela da Globo, Ilusões Perdidas. Na emissora, também esteve em mais de 40 tramas, entre elas, em O Astro e Tieta.

GLÓRIA MENEZES: A veterana iniciou sua carreira na televisão em 1959 na novela Um Lugar ao Sol, e no ano seguinte viveu a protagonista de 2-5499 Ocupado, na extinta TV Excelsior, fazendo o par romântico de seu marido, o ator Tarcísio Meira.

JUCA DE OLIVEIRA: Foi na TV Tupi que o artista participou de sua primeira telenovela, Quando o Amor é Mais Forte, em 1964. Depois disso, o veterano participou de mais de 40 novelas, sua maioria na TV Globo.

EVA WILMA: Em 1953, a artista iniciou na televisão atuando em algumas séries na TV Tupi. Mas em foi em 1964, que viveu seu primeiro papel na telenovela Prisioneiro de Um Sonho, na TV Record.

MILTON GONÇALVES: O ator formou o primeiro elenco de atores da Globo e participou das primeiras experiências dramatúrgicas da emissora: o seriado Rua da Matriz, de Lygia Nunes, Hélio Tys e Moysés Weltman, e a novela Rosinha do Sobrado, de Moysés Weltman.

NICETTE BRUNO: Sua primeira telenovela foi Os Fantoches, em 1967, de Ivani Ribeiro, na TV Excelsior. Logo, a atriz se consagrou nas telinhas brasileira.

FRANCISCO CUOCO: A primeira novela do ator foi Marcados Pelo Amor, em 1964, de Walther Negrão e Roberto Freire, na TV Record. Desde então, o ator ganhou o carinho do público interpretando papeis marcantes nas telenovelas brasileira.

LAURA CARDOSO: A veterana estreou na televisão no mesmo ano de sua inauguração. A atriz participou de diversas novelas da TV Tupi e, em 1981, estreou na Globo, na novela Brilhante. Em 1995, esteve em Explode Coração, primeira novela gravada nos Estúdios Globo.

LUIS GUSTAVO: O veterano iniciou na teledramaturgia com a novela Se o Mar Contasse, de Ivani Ribeiro, na TV Tupi, em 1964, mas foi em Beto Rockfeller, de 1968, que a o ator ganhou grande visibilidade. 

FERNANDA MONTENEGRO: A artista Fernanda foi a primeira atriz a ser contratada pela TV Tupi para o teleteatro, atuando em peças famosas de autores renomados como Shakespeare e Dostoiévski. Em 1981, estreou na TV Globo com a novela Baila Comigo e, de lá pra cá, a veterana participou de mais de 20 novelas pela emissora.

ARY FONTOURA: O veterano foi 'descoberto' em 1961, quando participou da série O Vigilante Rodoviário, na TV Tupi. Em 1968, o artista atuou em sua primeira telenovela Passo dos Ventos, desde então, marcou presença em mais de 50 novelas pela TV Globo.

BETTY FARIA: A atriz estreou sua primeira novela, em 1965, atuando em TNT, como secretária. Já em 1969, a veterana estreou na TV Globo na novela Última Valsa, mas o ponta alto de sua carreira na TV foi em 1989 na novela Tieta, vendo a protagonista.

LIMA DUARTE: Um dos pioneiros da TV brasileira, o veterano esteve no elenco da primeira novela brasileira, Sua Vida Me Pertence. Após anos trabalhando na extinta TV Tupi, o ator foi contratado pela Globo na década de 60.