Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Exclusivas / GRANDE COMOÇÃO

10 anos de 'Avenida Brasil': Último capítulo parou o Brasil e mudou até os planos da presidente do país

O último capítulo de 'Avenida Brasil' completa 10 anos e gerou uma grande comoção no Brasil, até na agenda de Dilma Rousseff, presidente da época

Redação Contigo! Publicado em 19/10/2022, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
10 anos do último capítulo de 'Avenida Brasil' - Reprodução/TV Globo
10 anos do último capítulo de 'Avenida Brasil' - Reprodução/TV Globo

Quem é fã de novela com certeza lembra da tão famosa Avenida Brasil. O último episódio da trama foi televisionado há exatos 10 anos, no dia 19 de outubro de 2012, e parou o Brasil. Vista por 80 milhões de brasileiros, a novela atingiu números importantes de audiência.

Relembre como ficou o país com o fim de Avenida Brasil:

Os jornais da época mostraram imagens do trânsito e do transporte público das cidades, nas quais as pessoas corriam par achegar a tempo do último capítulo. Além disso, reportagens do Jornal Nacional também mostraram a fraca movimentação nas principais avenidas da cidade, durante o episódio do dia 19 de outubro.

A comoção causada pela história de Tufão (Murilo Benício), Carminha (Adriana Esteves) e Nina/Rita (Débora Falabella) foi tanta que até Dilma Rousseff, presidente na época, precisou adiar um compromisso.

Ela participaria de um comício em São Paulo, mas o evento aconteceu um dia depois, já que ninguém compareceria por causa do desfecho de Avenida Brasil. O acontecimento foi, inclusive, noticiado pelo jornal britânico 'The Guardian, que afirmou que ela “preferiu não competir” com a audiência.

O capítulo final atingiu 52 pontos no Ibope e causou preocupação até para o ONS (Operador Nacional do Sistema), responsável por coordenar a distribuição de energia. Segundo o GloboNews, em notícia dada na época, a preocupação era de um possível apagão, por muitos televisores ligados simultaneamente.

Reação do público

Muitos internautas e, inclusive, celebridades, comentaram o último capítulo da trama no Twitter. “Já estou na frente da TV!! Não aguento mais esperar", disse Preta Gil. “Tô com coração acelerado. Parece Copa do Mundo", comentou Nivea Stelmann. “Tô no avião. Avenida via satélite... Será que foi Carmem Lúcia mesmo?”, disse Claudia Leitte.

Além desses, nomes como Marina Ruy Barbosa, Neymar, Gracyanne Barbosa e Fernanda Souza também acompanharam a história pelas redes sociais.

Mesmo após 10 anos do fim de Avenida Brasil, os internautas continuam lembrando do dia que ficou tão marcado na televisão brasileira.

Resumo do último capítulo

Mas você lembra como tudo acabou? No último capítulo da novela nós finalmente descobrimos quem matou Max. Presa, Carminha confessou o crime e passa três anos atrás das grades, o que libertou a personagem Lucinda, que estava na cadeia. Livre, a mãe do lixão visita Carminha na prisão e promete esperá-la do lado de fora.

Depois de cumprir a pena, a vilã da trama volta par ao lixão e se torna catadora no local. Já Nina, que também foi presa, sai da cadeia e vive o seu grande amor com Jorginho. O casal realiza a grande viagem para a Califórnia, nos Estados Unidos, e, três anos depois, anunciam a primeira gravidez.

Carminha e Nina finalmente selam a paz, quando a personagem de Débora Falabella vai até o lixão apresentar seu filho para a avó. Elas se abraçam e se perdoam, mesmo após tanta guerra.

Tufão e Monalisa vivem o romance e a cabeleireira se muda para a mansão e traz de volta a alegria para a família do amado. Já Muricy e Leleco resolveram voltar a viver o amor que nunca acabou, mesmo que entre tapas e beijos.

Olenka, personagem de Fabiula Nascimento, descobriu o segredo de Adauto. Ele deixou de lado sua carreira de jogador por causa de um apelido de infância: Chupetinha. A verdade é que, quando criança, Adauto chupava chupeta e, ao tentar esconder a mania dos colegas de internato, acabou ganhando o apelido.

Ela o ajudou a se livrar do trauma e, juntos, eles queimam a chupeta de Adauto. O personagem volta para o time de futebol, Divino Futebol Clube, e se torna o craque.