Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Cinema / RESTAURAÇÃO

Inteligência artificial será usada para restaurar Cidade de Deus em 4K

Lançado em 2002, o filme dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund vai ganhar duas novas versões com melhorias de imagem e som

CAMILA GOMES | @CAMILAGMS Publicado em 24/06/2024, às 15h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Inteligência artificial será usada para restaurar Cidade de Deus em 4K - Divulgação/Lumière Brasil
Inteligência artificial será usada para restaurar Cidade de Deus em 4K - Divulgação/Lumière Brasil

O filme Cidade de Deus, dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund, vai ganhar uma nova versão restaurada por inteligência artificial em 4K. 

A informação foi confirmada pelo CEO da O2 Filmes, Paulo Barcellos, na CineOP, tradicional mostra de cinema de Ouro Preto. "A IA será fundamental para automatizar a limpeza de frames, detectando falhas, trechos faltantes, imperfeições do original e nos dando opção de escolhermos como ajustar da maneira que decidirmos", explicou Barcellos no evento.

O CEO da 02 Filmes declarou que o longa ganhará suas versões restauradas. Uma conta com modificações de efeitos sonoros e dos visuais, enquanto a segunda será mais fiel ao produto original lançado nos cinemas em 2002, com melhorias gerais na imagem e som. 

Esse projeto está sendo desenvolvido parcialmente em Los Angeles, com a limpeza de 18 horas de material bruto filmado na época e digitalização dos negativos em tecnologia de 4K e 6K. Além disso, o processo inclui também a transição de formatos de imagem.

Cidade de Deus foi indicado a quatro categorias do Oscar, incluindo de Melhor Diretor, Roteiro Adaptado, Edição e Fotografia. 

Duas décadas após seu lançamento, o filme vai ganhar uma série de seis episódios que mostrará a carreira de Buscapé no jornalismo. Batizada de Cidade de Deus: A Luta Não Para, a produção dirigida por Aly Muritiba (Cangaço Novo e Deserto Particular) estreia na Max em agosto.