Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Carnaval / CARNAVAL

Carnaval 2022: Paraíso do Tuiuti conta histórias de luta e resistência de personalidades negras

Barack Obama, Nelson Mandela, Catherine Johnson e até Beyoncé vão aparecer no desfile da escola

Redação Contigo! Publicado em 20/04/2022, às 05h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Carnaval 2022: Paraíso do Tuiuti se curva à histórias de luta e resistência de personalidades negras - Reprodução/TV Globo
Carnaval 2022: Paraíso do Tuiuti se curva à histórias de luta e resistência de personalidades negras - Reprodução/TV Globo

Primeira escola a abrir o segundo dia de desfiles no Carnaval 2022, a Paraíso do Tuiuti entra na avenida com um desafio hercúleo: permanecer no time de elite do Carnaval do Rio de Janeiro.

Após escapar por pouco do rebaixamento em 2020, a escola traz um enredo forte com a assinatura da grife Paulo Barros. Artista mais popular nos últimos vinte anos, ele retorna à agremiação para fazer o primeiro trabalho afro de sua trajetória.

Chamado de Ka ríba tí ÿe - Que nossos caminhos se abram, o enredo é uma celebração à cultura e aos grandes ícones do Movimento Negro. Nomes como Barack Obama, Nelson Mandela, Catherine Johnson e até Beyoncé vão aparecer em alas e alegorias da escola - isso sem contar Benjamim de Oliveira, Maria Lata D'Água, Mercedes Batista, Serginho do Pandeiro e ator Chadwick Boseman.

Com um samba forte e pujante, a escola vai abrir o segundo dia com uma África moderna, futurista e em diálogo com a cultura pop. A ideia é fazer um desfile leve, mas sem deixar de lado a mensagem política.

ESCOLA VEM GRANDIOSA, MAS DENTRO DE SUAS CONDIÇÕES

Conhecido pelas alegorias humanas e pela criatividade de suas criações, a Tuiuti promete causar logo no Abre-Alas, todo em tons de branco e prata. Com centenas de componentes, a alegoria promete ganhar vida na Sapucaí. Nos ensaios técnicos, o samba pegou na veia e tem dado à comunidade uma chance de repetir 2018, quando conquistou um histórico vice-campeonato.

FIQUE DE OLHO: No carro que vai representar o longa Pantera Negra, um dos maiores sucessos da Marvel. Baseado nos cenários do filme, promete causar uma grande identificação com o público.

SAMBA NO PÉ: Mayara Lima, princesa da Bateria Supersom, viralizou no pré-Carnaval ao surgir sambando muito à frente dos ritmistas. Será uma das sensações do desfile.

OUÇA O SAMBA DA TUIUTI PARA 2022: