Contigo!
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Spotify Contigo!
BBB / BBB21

Opinião: Discurso potente de Gilberto no BBB21 deveria ser exibido na íntegra em rede nacional

Ao exaltar transformação que a educação fez em sua vida, economista protagonizou momento mais importante da edição

Gustavo Assumpção Publicado em 04/03/2021, às 09h37

Opinião: Discurso potente de Gilberto no BBB21 deveria ser exibido na íntegra em rede nacional - Reprodução/TV Globo
Opinião: Discurso potente de Gilberto no BBB21 deveria ser exibido na íntegra em rede nacional - Reprodução/TV Globo

Quem observa o jeito explosivo e divertido de Gilberto não imagina a história de superação que ele é protagonista. É a mesma história que se repete pelo Brasil e que deveria ser regra e não exceção.

Gilberto, que atualmente é um dos favoritos a vencer o Big Brother Brasil 21, foi criado pela mãe que sofria com os abusos do então marido.

"Eu sofria violência doméstica do pai dele e inclusive precisei fugir para São Paulo por um tempo para escapar. Nesta época, o Gilberto tinha quatro anos e ficou morando com a minha sogra. O pai achava que ele não era filho dele pelo fato de ter nascido mais claro. Com isso, ele também apanhava e sofria perseguição", contou ela em uma entrevista recente.

Aos 4 anos, ele fugiu para São Paulo e morou na casa de parentes - uma tentativa desesperada da mãe para que ele não sofresse agressões."O pai continuou a nos perseguir. Uma vez ele chegou a atirar uma bomba na cozinha da casa em que estávamos vivendo. Foram tempos de muito sofrimento e o Gilberto guarda muitas mágoas e traumas de tudo isso até hoje. Depois de um tempo, consegui me separar de vez e criei os meus três filhos sozinha", disse ela.

Anos depois, o rapaz se apaixonou pela matemática, estudou economia e é doutorando. Estuda o impacto da ação do estado no combate às drogas. Acaba de ser aprovado em dois programas fora do país - na Universidade do Texas e na Universidade da Califórnia, em Davis.

Foi essa história que ele exaltou em conversa com Camilla de Lucas na madrugada desta quinta-feira (4).

"O ensino é como uma marreta e, às vezes, algumas pessoas tem muros que tiram diversas oportunidades. Aí o ensino é uma marretinha que a cada ano a gente vai quebrando um pouquinho aquela parede, até a gente conseguir acessar lugares que a gente não conseguiria se não fosse o estudo", disse ele reconhecendo sua própria trajetória.

Camilla então exaltou que é o esforço de muitas mães que garante aos seus filhos a chance de superar suas realidades.

"Minha mãe foi até a 4ª série. Mesmo ela não estudando, ela sabia o quanto era importante eu estudar. Ela que correu atrás de bolsa da escola que eu estudei, eu era bolsista, tinha que estudar para eu não perder minha bolsa", declarou. "Se Deus quiser, você vai passar no seu PhD. Estudando, aprendendo, a gente consegue mudar nossa vida", declarou ela.

A conversa aconteceu durante a festa que teve como tema, justamente, uma sala de aula.

O Big Brother Brasil é um programa de entretenimento e muitas vezes o público se interessa mais em tretas e em confusões. Mas, em alguns momentos, o programa dá a chance de olharmos para a nossa realidade e pensarmos: afinal, porque histórias como a de Gilberto são tão raras?