Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
BBB / Afundou

BBB23: Último paredão bate recorde negativo de votos e escancara crise do reality

Recorde negativo: Decisão da semifinal do BBB23 teve 1000% a menos de votos que o último paredão do BBB20; entenda

Leandro Fernandes

por Leandro Fernandes

lfernandes_colab@caras.com.br

Publicado em 24/04/2023, às 08h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
BBB23: Último paredão bate recorde negativo de votos e escancara crise do reality - Reprodução/TV Globo
BBB23: Último paredão bate recorde negativo de votos e escancara crise do reality - Reprodução/TV Globo

A votação na semifinal do BBB23 escancarou a crise enfrentada pelo programa. Neste domingo (24), o reality bateu um recorde negativo de votação em plena decisão de finalistas, não só para a temporada, mas desde que passaram a revelar a quantidade de votos.

No paredão entre as aliadas Aline Wirley, Bruna Griphao e Larissa, a catarinense levou a pior por muito pouco. Só que apenas 22 milhões de pessoas votaram: o número é inferior a todos os paredões do próprio BBB23, mas choca por ser também o mais baixo do reality desde 2020.

Para comparação, a votação mais baixa do BBB23 foi no primeiro paredão, quando o público decidiu entre enviar Fred Nicácio e Marília ou Gustavo e Key para o Quarto Secreto. A decisão entre as duplas teve pouco mais de 33 milhões de votos, enquanto a votação entre Fred e Marília teve cerca de 32 milhões.

O número também é consideravelmente inferior ao do prímeiro paredão do BBB22, em que Luciano foi eliminado. A berlinda teve 30 milhões de votos. Historicamente, os primeiros paredões costumam ser os que têm menos votos, já que o público ainda não se engajou nas torcidas.

Só que, desta vez, parece que a maior parte do público do BBB23 já desistiu do programa. Com a eliminação seguida de todos os participantes que não faziam parte do grupo das "Desérticas", apenas as torcidas delas permaneceram. Parte considerável dessas torcidas, as fãs de Amanda, não tinham muito motivo para se engajar neste paredão, já que a médica estava segura na final.

A crise de desinteresse do público reflete um problema fundamental do atual modelo de votação e de formação de paredões, que favorece torcidas que votam massivamente e de maneira organizada, além de anular totalmente o jogo interno dos participantes com dinâmicas que impedem, por exemplo, que uma berlinda seja formada apenas por pessoas que são do mesmo grupo, com contragolpes em praticamente todas as formações.

Nas redes sociais, a situação atraiu atenção dos usuários. "Gente? Menos votos que o Luciano do BBB22 (seja lá quem ele for)", ironizou uma no Twitter. Outro mostrou o histórico de votações nos paredões de semifinal do BBB desde 2020: o mais baixo foi em 2020, com 236 milhões de votos. É uma diferença de mais de 1000%.

LARISSA APONTA FAVORITA PARA VENCER O BBB23

Fora do BBB23, a sister Larissa escolheu quem ela gostaria de ver campeã do reality. Na madrugada desta segunda-feira (24), ela mostrou personalidade e não fugiu da questão. A professora de educação física deixou claro que tem uma favorita

"O que eu quero? Do meu coração? O meu primeiro lugar é da Bruna. Porque é minha irmã, minha parceira desde o começo. É quem eu quero que ganhem sem pensar duas vezes. Se não fosse eu, era ela", declarou ela no Bate-Papo BBB.

Para o segundo e terceiro lugares, ela não conseguiu fazer uma escolha porque disse que admira as sisters igualmente. "Aí me pega! Porque a Mami [Aline] e a Amanda são pessoas que para mim... Não sei escolher uma das duas", declarou ela.