José Mayer - Rede Globo

José Mayer admite assédio sexual e pede desculpas

Ator foi acusado de assediar a figurinista Su Tonani e assumiu o erro

Redação Contigo! Publicado em 04/04/2017, às 15h25 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

José Mayer veio a público na manhã desta terça-feira (4) para admitir que é culpado pelo assédio sexual do qual havia sido acusado pela figurinista Su Tonani. A história foi veiculada no final da última semana e o ator primeiramente se defendeu dizendo que seus atos haviam sido interpretados de maneira errada, confundindo-o com seu personagem Tião Bezerra, na novela A Lei do Amor.

Depois de uma campanha massiva nas redes sociais, chamada de #MexeuComUmaMexeuComTodas contra o assédio, que envolveu atrizes como Camila Pitanga, Taís Araújo e Nathália Dill, José Mayer resolveu se posicionar. Na carta que escreveu, o ator admite o erro e se desculpa. Confira na íntegra:

Carta aberta aos meus colegas e a todos, mas principalmente aos que agem e pensam como eu agi e pensava:

Eu errei. Errei no que fiz, no que falei, e no que pensava. A atitude correta é pedir desculpas. Mas isso só não basta. É preciso um reconhecimento público que faço agora

Mesmo não tendo tido a intenção de ofender, agredir ou desrespeitar, admito que minhas brincadeiras de cunho machista ultrapassaram os limites do respeito com que devo tratar minhas colegas. Sou responsável pelo que faço.
Tenho amigas, tenho mulher e filha, e asseguro que de forma alguma tenho a intenção de tratar qualquer mulher com desrespeito; não me sinto superior a ninguém, nao sou.

Tristemente, sou sim fruto de uma geração que aprendeu, erradamente, que atitudes machistas, invasivas e abusivas podem ser disfarçadas de brincadeiras ou piadas. Não podem. Não são.
Aprendi nos últimos dias o que levei 60 anos sem aprender. O mundo mudou. E isso é bom. Eu preciso e quero mudar junto com ele.

Este é o meu exercício. Este é o meu compromisso. Isso é o que eu aprendi.
A única coisa que posso pedir a Susllen, às minhas colegas e a toda a sociedade é o entendimento deste meu movimento de mudança.

Espero que este meu reconhecimento público sirva para alertar a tantas pessoas da mesma geração que eu, aos que pensavam da mesma forma que eu, aos que agiam da mesma forma que eu, que os leve a refletir e os incentive também a mudar.
Eu estou vivendo a dolorosa necessidade desta mudança. Dolorosa, mas necessária.

O que posso assegurar é que o José Mayer, homem, ator, pai, filho, marido, colega que surge hoje é, sem dúvida, muito melhor.


José Mayer
Últimas

Leia também

O que é atrofia vaginal? Esposa de Stenio Garcia vive sério problema de saúde


Garoto de programa dá detalhes sobre acusação de calote de Jesuita Barbosa


Ex de Lucas Buda, Camila Moura quer carreira de blogueira após lançar própria marca


Quem é Marcéu Pierrotti? Do palco para as ondas do mar, ator revela trajetória profissional


Conquistas e humildade: Juan Paiva, de Renascer, compartilha sua trajetória sem glamour


Daniela Amorim, mãe de MC Daniel, se torna influenciadora após 20 anos dedicados à pedagogia: 'Propósito'