Caetano Veloso lança álbum gestado em família - Reprodução
MPB

Caetano Veloso lança álbum em família e brinca: 'Adoro Rihanna, mas tenho mais interesse em Ludmilla e Anitta'

'Ofertório' é construído em parceria Tom, Moreno e Zeca

Redação Contigo! Publicado em 22/05/2018, às 20h46 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

O cantor e compositor Caetano Veloso reuniu a imprensa na noite desta terça-feira (22) para lançar Ofertório, seu mais recente trabalho, o primeiro assinado em parceria com os filhos Tom, Moreno e Zeca. Em conversa mediada pela influencer Thaynara OG, eles contaram detalhes do processo de criação. Sempre com muito à dizer, Caetano também falou de suas preferências musicais.

Gravado em outubro de 2017, no Theatro Net São Paulo, o trabalho chega às lojas em CD, DVD e álbum digital. Na conversa com os jornalistas, Caetano diz que a ideia do novo projeto saiu do âmbito familiar.

"É um truque, os filhos crescem e vão ficando cada vez mais longe da gente. O Moreno já tem três filhos, eles vão crescendo e tendo vida própria. Quis fazer esse show para tê-los mais perto de mim mesmo depois de adultos", brincou ele.

Com mais de cinquenta anos de carreira, ele diz que ainda sentiu um pouco do peso de estrear um novo trabalho, sobretudo porque muitas das canções eram inéditas.

"Eu fico muito feliz de estar com eles, mas houve também emoções difíceis, tem muitas músicas novas, algumas inéditas. E a gente não sabia que reação as pessoas teriam. Não somos uma banda profissional, mas todo mundo toca o suficiente para ter um negócio que é só nosso, só a gente pode fazer. Estreiei com muita tensão, com muito medo", disse ele.

RIHANNA OU ANITTA?

Questionado sobre sua relação com o funk, Caetano Veloso reiterou a importância do movimento. "A história do funk carioca já é velha e enfrentou resistência violentíssima desde o começo. Eu vi na imprensa reações de desqualificação total, de críticos respeitados e tal. Tem um livro do Hermano Vianna [O mundo Funk Carioca, lançado em 1988] que conta a história da formação do funk carioca", disse ele.

"Eu gostou imensamente de funk. Eu gosto mais do que o Zeca. Ele gosta de música eletrônica e o funk carioca tem uma presença eventual na cabeça dele, mas não é central como é para mim. Eu adoro Rihanna, mas tenho muito mais interesse em Ludmilla e Anitta do que em Rihanna. É Brasil, sei lá. Eu sou velho" , disse ele ao fazer uso de seu habitual bom humor.

MODERNO E TRADIÇÃO

Muito ligado ao filho, Zeca, Caetano Veloso disse que vem dele boa parte das indicações para ouvir artistas contemporâneos. 

"Por exemplo, ele me atualiza com Kanye West. E muita coisa [de West] tem caráter experimental. Ele [West] falando é chato para caramba. Nesses festivais ele esteve na televisão e ficou três horas falando. É pior do que eu e ele fala besteira. Eu não falo tanta besteira assim. Eu só falo. Mas ele é bom musicalmente, inventivamente", disse arrancando risadas dos jornalistas.

Em Ofertório,  grandes sucessos como "Um canto de afoxé para o bloco do Ilê" e "Força Estranha", dividem espaços com as inéditas "Todo Homem" assinada por Zeca Veloso e a faixa-título "Ofertório", música que Caetano Veloso escreveu para sua mãe, Dona Canô (1907-2012).

O show de lançamento do novo álbum acontece nos dias 25 e 26 de maio no Espaço das Américas, em São Paulo.

Últimas

Leia também

Amigo de Anderson Leonardo, do Molejo, revela últimos momentos com cantor: 'Era muito positivo'


Como o novo bebê de Viihtube e Eliezer agitou a web em questão de horas


Bombeiro de Eliana revela novas propostas inusitadas após vender pelos das axilas por R$1 mil


Modelo brasileiro relembra mensagens trocadas com Madonna: ‘Descontraídas’


Fãs de Davi geram desgaste e Mani Reggo acaba desmascarada; confira o resumo dos famosos


Relembre como foram os últimos dias de Anderson Leonardo