Tony Tornado relembrou a vez em que foi preso durante um show de Elis Regina - Reprodução/Globo
DESABAFO

Tony Tornado detalha prisão desesperadora em show de Elis Regina: "Desci algemado"

Tony Tornado detalha prisão que sofreu durante a ditadura militar brasileira ao se manifestar em um show de Elis Regina; entenda

Gabriel Motta Publicado em 19/11/2022, às 15h15

Neste sábado (19), Tony Tornado foi entrevistado no É De Casa, em participação especial sobre o Dia da Consciência Negra, que será comemorada amanhã, no domingo. Durante o bate-papo com Thiago Oliveira, o ator relembrou quando foi preso em um show de Elis Regina apenas por sua cor de pele.

No auge da ditadura militar, o artista saiu para curtir um show da artista, mas foi silenciado ao subir no palco para interpretar uma das músicas. "Em 1971, a Elis Regina era presidente do júri do Festival Internacional da Canção. Ela faria o show. Ela cantou, e de repente cantou 'Black is Beautiful'", começou.

Foi então que ele resolveu aproveitar o momento, mas não esperava que deixaria o local algemado: "Para mim foi o máximo, para mim era a minha entrada. Não tinha intenção de ficar famoso. Agi com o coração. Quando ela cantou: 'Eu quero um homem de cor...". Pensei: 'Sou eu!'", continuou contando.

"Subi ao palco, fiquei do lado da Elis Regina, ergui o braço e o punho. E claro, já desci com ele algemado. Apesar da truculência, eu tinha conseguido o meu intento, que era o esclarecimento geral, que o negro é lindo, né? Tenho muito orgulho de ser negro. Fui preso, mas com muito prazer, muita satisfação", desabafou Tony Tornado.

Além disso, o cantor também relembrou sobre o Festival Internacional da Canção, vencido por ele em 1970. É que ele era o único desconhecido do local, mas conseguiu desbancar grandes nomes da música brasileira. "Tinha grandes craques: Tom, Vinicius... (risos)", explicou.

"E fui a grande zebra do Festival, e foi pela minha coragem. Cantei "BR-3". Na época ela ganhou uma outra conotação, queriam fazer de tudo para me calar, porque eu era tido como porta-voz dos negros. Eu tinha necessidade de vencer aquele Festival, era minha única cartada. (...) Eu dormia em pé, até que veio a chance do Festival e pensei: 'Ou tudo, ou nada'. Na hora que entrei, Tony Tornado e Trio Ternura, ninguém conhecia", completou o artista.

COMUNICADO AOS FÃS

Na manhã deste sábado (19), Arthur Aguiar pegou os seguidores de surpresa ao fazer um comunicado em suas redes sociais. É que o vencedor do BBB22 justificou seu sumiço nos últimos dias, confirmando que ainda irá continuar afastado da web por um motivo maior.

Em suma, o ex-marido de Maíra Cardi contou aos fãs que está fazendo um curso e que por isso não está com tempo para interagir virtualmente: “Bom dia! E aí? Vou ficar sumidinho esses dias. Ontem eu fiquei sumido, hoje e amanhã também. Estou em um curso e enfim, vou ficar um pouco sumido", disse.

Elis Regina Tony Tornado

Leia também

Maya Massafera conquista coração de ator da Globo após transição de gênero


Barco de MC Gui afunda em enchente durante resgate no RS: "Senti na pele"


Jornalista processa a Globo por ter que trabalhar doente e faz graves acusações


Ex-assistente de palco confessa antigo affair com Gugu Liberato: "Segredo"


Ex-Fazenda tem bens penhorados pela Justiça para quitar dívida escolar da filha


Gracyanne Barbosa 'se vinga' de personal após affair ser exposto; entenda!