Pânico Satânico: Por que é perigoso associar Luísa Sonza a "pacto"? - Reprodução/YouTube
Perigoso

Pânico Satânico: Por que é perigoso associar Luísa Sonza a "pacto"?

Lançamento de clipe de Luísa Sonza vira polêmica e envolve até acusações de "satanismo' a pacto

Leandro Fernandes Publicado em 18/08/2023, às 14h31

A cantora Luísa Sonza está sendo alvo de uma onda de críticas após o lançamento da nova música e clipe, Campo de Morango. Só que a situação começou a envolver religião, já que alguns evangélicos estão dizendo que o clipe é uma referência a um "ritual".

Nas imagens, a loira canta e dança em cima de uma cama que vai ficando cheia de sangue, tingindo os cabelos e a roupa branca que ela usa. Foi o suficiente para que muitos religiosos a acusassem de ter feito um pacto - e alguns charlatães chegaram até a dizer que a famosa está "possuída".

Essa fixação por figuras e referências "demoníacas" por parte da sociedade já teve efeitos nefastos. O chamado "pânico satânico" foi um problema nos anos 80, começando nos Estados Unidos e se alastrando pelo mundo. Práticas comuns, como jogar jogos de RPG, passaram a ser vistas como sinais de satanismo e invenções a respeito de rituais de "magia negra" chegaram a resultar na prisão injusta de pessoas.

No Brasil, a onda veio um pouco depois, no início dos anos 90, e foi uma das principais responsáveis pelos absurdos cometidos no caso da morte do menino Evandro, retratado no documentário Caso Evandro, da Globoplay, e o podcast que inspirou a série. Sete pessoas foram presas, torturadas e julgadas pela morte do garoto. O que motivou as suspeitas? Principalmente o preconceito com religiões de matriz africana.

Alimentar o pânico moral em torno de um clipe musical pode parecer até engraçado ou ridículo, mas acaba tendo reflexos menos claros. Criticar a estética, a duração da música e as escolhas de Luísa no lançamento é muito diferente de insinuar que ela estaria envolvida com essa ideia confusa sobre o que seria "satanismo" - uma prática simplesmente irresponsável.

 

GOLPE DE MARKETING?

Luísa Sonza mostrou que não está nem um pouco preocupada após as diversas críticas recebidas por conta do clipe da música Campo de Morango, que pertence ao seu novo álbum, o Escândalo Íntimo. Acusada de fazer pacto com o Diabo, ela se pronunciou e fez questão de debochar da situação.

"Meu cabelo antes de fazer o pacto", escreveu Sonza ao mostrar o antigo cabelo em uma publicação no Twitter. Nas redes sociais, o post da loira circulou em páginas que falam sobre celebridades no Instagram e dividiu opiniões.

"Olha eu não sou especialista em internet, longe disso, mas todo esse burburinho só vai gerar curiosidade em quem não assistiu e fazer ela ter mais e mais visualizações. A gata é uma gênia. Engajamento negativo é uma máquina de dinheiro", falou um. 

Luísa Sonza Luísa Sonza satanismo pacto Campo de Morango

Leia também

Maya Massafera faz primeira aparição pública após transição: "Ela não para"


Tatá Werneck quebra silêncio após suposto término com Rafa Vitti: "Não somos"


Ivete Sangalo toma decisão drástica na carreira após cancelamento de turnê


Tony Ramos tem melhora significativa após cirurgia no cérebro; veja boletim


Ana Paula Siebert expõe imagens de discussão com Roberto Justus: "Medo"


Se parecem? Marcos Pasquim faz raríssima aparição com filha de 20 anos