Gente? Jornalista da Globo é agredida por segurança de Nicolás Maduro em Brasília - Reprodução/Globo
COMO ASSIM?

Gente? Jornalista da Globo é agredida por segurança de Nicolás Maduro em Brasília

Jornalista da Globo, Delis Ortiz é agredida por segurança do presidente da Venezuela durante coletiva no Palácio do Itamaraty; confira!

Renata Garre Publicado em 31/05/2023, às 09h45 - Atualizado às 10h05

A jornalista Delis Ortiz, da Globo, foi agredida por um segurança do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, durante uma entrevista coletiva de imprensa no Palácio do Itamaraty, em Brasília. A profissional levou um soco no peito e precisou receber atendimento médico. O caso foi comentado por Patrícia Poeta e Manoel Soares no Encontro desta quarta-feira (31). 

De acordo com jornalistas que estavam no local, o Palácio não tinha estrutura para as entrevistas e havia muitos comunicadores cobrindo o evento, pois a imprensa dos países vizinhos também foram ao Distrito Federal para ouvir cada presidente que passava.

"Delis foi levada para uma sala onde recebeu atendimento médico e está bem. Várias entidades, obviamente, repudiaram a violência contra a jornalista. Toda nossa solidariedade a essa colega muito querida, competente, com anos de profissão, anos de jornalismo, e a todos os profissionais agredidos", falou a apresentadora Patrícia Poeta, lamentando o ocorrido. 

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores afirmou que vai investigar o caso: “O Ministério das Relações Exteriores lamenta o incidente no qual houve agressão a profissionais de imprensa, ao final da Reunião de Presidentes da América do Sul. Providências serão tomadas para apurar responsabilidades”, escreveu. 

O Gabinete de Segurança Institucional também se pronunciou: “O GSI tomará as providências para esclarecer os fatos e verificar excessos na conduta dos agentes encarregados da segurança no evento”, declarou.

A emissora carioca também se manifestou nas redes sociais: “A Globo repudia o ato de violência contra os jornalistas, se solidariza e aguarda as providências a serem tomadas para a punição dos responsáveis”.

Jornalista Delis Ortiz denuncia segurança que lhe deu um soco no peito durante saída de Nicolás Maduro do Itamaraty pic.twitter.com/DQ0uDJ4XOO

— O Antagonista (@o_antagonista) May 31, 2023

NÃO É DE HOJE!

Não é de hoje que acontecem agressões contra equipes de reportagem. Em 2020, uma equipe da Globo foi atacada na cidade de Prata, Minas Gerais.

O repórter Arcênio Correa foi o principal alvo: um homem o agarrou e tentou sufocá-lo. Várias pessoas ajudaram e a situação foi controlada. Os agressores ainda tentaram quebrar o microfone da equipe e até o cinegrafista Stanley Mathias foi alvo das agressões ao tentar intervir.

O agressor saiu correndo do local após o fato. Arcênio se pronunciou no Instagram: "Hoje tentaram contra o ato de informar. Em um momento tentaram me sufocar, o bom que a notícia vai além de um ato que pra mim é de uma covardia absurda"

jornalista da Globo Repórter agredida Jornalista agredida Presidente da Venezuela Jornalista agredida por segurança de Nicolás Maduro

Leia também

Cresceram! Como estão os filhos de Carlos Alberto? Gêmeos completam 24 anos


Morre cineasta e diretor Toni Venturi aos 68 anos após passar mal em São Paulo


Especialista faz alerta sobre cirurgia de Jojo Todynho e analisa: “Pode interferir”


Ex-assistente de Silvio Santos é internado com sangramento no crânio; entenda


Ciúmes? Nanda Costa expõe reação da esposa após beijão quente em Paolla: “Ela sabe”


Gracyanne e Belo completariam 12 anos juntos e musa expõe sofrimento: “Não consigo”