Família real se despede de Príncipe Philip em funeral protocolar e para poucos convidados - Getty Images
HISTÓRICO

Família real se despede de Príncipe Philip em funeral para poucos convidados e com restrições em Windsor

Em cerimônia reduzida pela pandemia da Covid-19, Elizabeth II usou máscara e irmãos Harry e William se reencontraram

Redação Contigo! Publicado em 17/04/2021, às 11h30

A Coroa britânica se reúne neste sábado (17) para prestar as últimas homenagens a Príncipe Philip no Castelo de Windsor. A cerimônia que marca a despedida do consorte de Rainha Elizabeth II foi marcada pela lista reduzida de convidados e pela ausência dos súditos.

Com o risco de contágio durante a pandemia de Covid-19, apenas alguns familiares e amigos próximos foram convidados para participar da cerimônia. Nem mesmo o premiê britânico, Boris Johnson, compareceu ao funeral para evitar possíveis riscos aos familiares.

+ Em seus 99 anos de vida, Príncipe Philip construiu trajetória marcada por gafes, polêmicas e mistérios

O protocolo começou a ser colocado em prática por volta das 10h30 quando a Guarda Real prestou as primeiras homenagens. O caixão com o corpo chegou e foi acompanhado por um cortejo fúnebre.

Estavam presentes o primeiro na linha de sucessão ao trono, Príncipe Charles, e seus dois filhos, Harry e William. Eles acompanharam o trajeto do caixão a pé.

Chamou a atenção dos súditos o fato da rainha Elizabeth II, de 94 anos, ter chegado ao local usando máscara. Muito discreta, ela escolheu um look todo preto e se mostrou consternada.

EMOÇÃO

Quando o caixão com o corpo de Príncipe Philip chegou à Capela São Jorge, foi respeitado um minuto de silêncio. Como manda a tradição, o hino nacional foi executado bem como uma salva de tiros. A cerimônia foi comandada pelo deão de Windsor e pelo arcebispo de Canterbury e foi acompanhada por um coral.

A MORTE

Príncipe Philip faleceu no dia 9 de abril"É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anunciou a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo", diz o comunicado emitido pelo Palácio de Buckingham.

Philip Elizabeth foram casados por mais de 70 anos e viveram a união mais longeva da história da realeza. Nos anos 90, ele deixou os compromissos reais e desacelerou.

Apesar de gozar de boa saúde, o membro da realeza passou a fazer raras aparições somente em datas especiais quando acompanhava a monarca. 

Em fevereiro, Philip foi internado no hospital King Edward VII, o que levantou suspeitas de que ele teria contraído a Covid-19. Alguns dias depois, um comunicado emitido pela Coroa informou que ele estava tratando  uma infecção - ele também passou por uma cirurgia cardíaca.

 

Meghan Markle Príncipe Harry Rainha Elizabeth II Principe Philip

Leia também

Sem calcinha? Bailarinas de Leonardo polemizam com look ousado em show


Mara Maravilha mostra rostinho do filho pela primeira vez: "Te amo"


Lucas Souza quebra o silêncio e revela sexualidade: "Me sinto liberto"


Ex-mulher de Anderson Leonardo revela última promessa ao cantor: "Tá doendo"


Pipo Marques: quem é o cantor que vive affair com a ex-BBB Mari Gonzalez


Ex-BBB Mari Gonzalez curte viagem romântica com cantor baiano; saiba quem!