Após pressão, Regina Duarte perde cargo de secretária da Cultura do governo Bolsonaro - Reprodução/TV Globo
MUDANÇA

Após pressão, Regina Duarte perde cargo de secretária da Cultura do governo Bolsonaro

Alvo de críticas, atriz deixou posto no governo 77 dias após ser empossada; ela agora chefiará a Cinemateca de SP

Redação Contigo! Publicado em 20/05/2020, às 10h36 - Atualizado em 25/06/2020, às 23h14

Apenas 77 dias depois de ser empossada, Regina Duarte deixa o cargo de secretária especial da Cultura do governo de Jair Bolsonaro.

O anúncio foi feito pelo próprio presidente da República na manhã desta quarta-feira (20) em vídeo publicado no seu perfil do Twitter. Segundo o chefe do Executivo, a atriz será realocada para chefiar a Cinemateca de São Paulo.

"Regina Duarte relatou que sente falta de sua família, mas para que ela possa continuar contribuindo com o Governo e a Cultura Brasileira assumirá, em alguns dias, a Cinemateca em São Paulo. Nos próximos dias, durante a transição, será mostrado o trabalho já realizado nos últimos 60 dias", escreveu Bolsonaro.

Ao lado do presidente, Regina comemorou a mudança. "Acabo de ganhar um presente, que é o sonho de qualquer profissional de comunicação, de audiovisual, de cinema e de teatro, um convite para fazer cinemateca que é um braço da cultura em São Paulo. Ficar secretariando o governo na cultura dentro da cinemateca. Pode ter presente maior do que isso?", disse ela, que chegou a ser pressionada pela própria família a deixar o cargo.

A passagem de Regina pela pasta foi marcada por polêmicas e um processo de 'fritura' interna — promovido sobretudo pela ala mais ideológica do governo.

No início do mês, a agora ex-secretária foi duramente criticada pela classe artística após uma entrevista para a CNN Brasil. No ar, ela minimizou a tortura do período da Ditadura Militar e se irritou com uma das repórteres ao ser questionada sobre sua posição no governo.

Famosos regina duarte Jair Bolsonaro Bolsonaro Secretária da Cultura

Leia também

Reatou? No 'Domingão', Davi Brito entrega relação com Mani Rego: "Estamos..."


Pai de Anderson Leonardo causa comoção ao se despedir do filho: "Triste"


Filha de Julio Rocha é internada com diagnóstico delicado: "Preocupados"


Ex-affair de Anderson Leonardo é impedida de ir ao velório: "Não deixaram"


Sincerona, Eliana defende Globo e alfineta Patrícia Abravanel: "Respeito"


Gusttavo Lima interrompe show e impede agressão contra mulher: "Covarde"