Confira alguns canais que não se saíram bem e encerraram suas atividades com pouco tempo após sua estreia - Divulgação/Loading
Decadência

'Loading' não foi o único canal a ter fim repentino; relembre 5 emissoras que tiveram o mesmo destino

Alguns canais não se saíram bem e encerraram suas atividades com pouco tempo após sua estreia; veja

Gabriela Cunha Publicado em 28/05/2021, às 17h12

O canal Loading encerrou suas atividades nesta quinta-feira (27), depois de quase seis meses no ar.

A empresa alegou um corte de investimentos de uma patrocinadora e anunciou que, de agora em diante, passará apenas reprises de animes e programa. Todos os funcionários foram demitidos.

Durante seu pouco tempo em exibição, o canal até conseguiu bons resultados de audiência, mas seu maior investidor, que está enfrentando uma crise financeira, decidiu cortar a grana depositada no projeto fazendo com que a operação se tornasse insustentável.

A demissão em massa repercutiu de forma negativa nas redes sociais. Os agora ex-funcionários fizeram diversas declarações e contaram que foram pegos de surpresa, fazendo com que as críticas de fãs direcionadas à emissora só aumentassem. O futuro do canal ainda é incerto, mas de acordo com o colunista Flávio Ricco, do portal R7,  uma nova versão da TV Jovem Pan está sendo preparada para ocupar a programação do canal.

Engana-se quem pensa que essa caso é incomum. O fechamento de canais de forma repentina e com pouco tempo no ar é comum na televisão brasileira. Confira cinco canais que, assim com o Loading TV, encerraram sua programação com pouco tempo de exibição:

Rede OM

No ar desde os anos 80, apenas no Paraná, foi em 1992 que o canal se tornou conhecido em todo o país. Um dos nomes mais importantes da grade do canal era Galvão Bueno, que havia deixado a Globo, para fazer narrações na nova casa. Mas com apenas seis meses depois de estreia no território nacional, um escândalo político envolvendo o deputado José Martinez colocou um fim no canal. Os profissionais foram demitidos, Galvão voltou a ser um 'global' e a Rede OM se tornou o CNT, em 1993.

CBS Telenotícias

Em 1997, o canal de televisão por assinatura de notícias operado pela rede norte-americana CBS, com sede em Miami, foi exibido em parceria com o SBT tendo como Eliakim Araújo e Leila Cordeiro como as estrelas do canal. Porém, em 2000, o canal foi vendido para a Telemundo, dos Estados Unidos, e acabou saindo do ar.

TV JB

Com estreia em 17 de abril de 2007, o canal exibia somente seis horas de produção própria, no horário nobre, incluindo o Telejornal do Brasil, com Boris Casoy. Contudo, os planos não saíram da maneira que imaginaram e a audiência foi terrivelmente baixa, fazendo com que surgissem problemas financeiros. Em setembro do mesmo ano, por decisão judicial, a CNT parou de transmitir a programação do canal, alegando falta de pagamento. Dias depois, a atração voltou ao ar através da Rede Brasil, mas somente por uma semana. No dia 17 de setembro, com cinco meses depois da estreia, veio a desilusão. Mais de 200 pessoas foram demitidas com o fim do canal.

TV Jovem Pan

Com grande repercussão de sua volta futuramente, o grupo Jovem Pan já se arriscou no segmento através do canal, que estreou em 1991. O canal exibia transmissões esportivas, os sócios se desentenderam, mas após um pequeno sucesso em seus primeiros meses, o canal começou a decair em 1992. Pouco restou da ideia original e a emissora foi substituída pelo Canal Brasileiro da Informação (CBI) em julho de 1995. Sua sede e seus equipamentos foram vendidos para a Record.

FIZTV

Em 2007, o canal foi desenvolvido como uma tentativa do Grupo Abril de se consolidar na televisão. Com baixa audiência e falta de lucr, saiu do a em junho de 2009. A rede responsável pelo canal afirmou em nota à imprensa que a decisão "foi motivada pela dificuldade em romper uma barreira praticamente intransponível que existe no Brasil para a distribuição de canais pagos."

FALANDO NISSO

Vale lembrar que a equipe do canal Loading foi comunicada  da demissão e fechamento do canal quando estava prestes a entrar no ar. A emissora, que ocupou o mesmo prédio utilizado pela MTV Brasil até 2013, demitiu cerca de 60 funcionários em uma tacada só, de acordo com o site Na Telinha, incluindo toda a equipe do programa Multiverso.

Galvão Bueno Canal Loading Rede OM Nilson Farini Walter Clark TV Jovem Pan TV JB Leila Cordeiro TV Rio Boris Casoy Eliakim Araújo CBS Telenotícias

Leia também

Familiar de ex-BBB 24 teria dado dor de cabeça em gravação da Globo


Ex-namorado de Jojo Todynho crava sobre cirurgia íntima: 'É gostosa por dentro'


Marido de Anahí Rodrighero se pronuncia após famosa confessar ser trans na Record


Irmã de Mani Rego descarta polêmicas e lança livro infantil: 'Valorizar a cultura'


Ex-sogra: Lucas Souza revela se vai torcer por Dona Geni em A Grande Conquista 2


A Grande Conquista 2: Ex-peoa teve crise de choro e dor de barriga antes de estreia