Marjorie Estiano e Julio Andrade em 'Sob Pressão' - Divulgação/Globo/Raquel Cunha
Crítica

'Sob Pressão' fica cada vez melhor, mas precisa cuidar de seus protagonistas

Melhor série brasileira de todos os tempos precisa de psicólogos para cuidar dos médicos; confira nossa crítica

Leandro Fernandes Publicado em 26/07/2019, às 08h25 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h47

É muito raro que séries fiquem melhores ao longo dos anos, mas é exatamente isso que acontece com Sob Pressão.

Não que precisasse, já que mesmo a primeira temporada era excelente, mas a série médica da Globo conseguiu ao longo de três temporadas mostrar um nível de qualidade que não deixa nada a desejar se comparada a séries da HBO - incluindo as internacionais. Se você está lendo isso indignado e gritando para a tela dizendo que "nunca, essa sériezinha brasileira nunca estará no mesmo nível que a minha preferida", você provavelmente não assistiu à terceira temporada de Sob Pressão. Ah, desnecessário dizer que se você não assistiu, todo este texto contém spoilers.

A série bebe das influências sem copiar: tem o jeitão sério e às vezes sombrio de Plantão Médico e o sofrimento direcionado de Grey's Anatomy, mas soma isso a uma identidade unicamente brasileira ao exibir o serviço de saúde pública como ele é: sucateado e vulnerável. Enquanto a incrível segunda temporada teve a corrupção como vilã, a terceira enfiou o dedo numa das maiores feridas abertas do Brasil de 2019: as milícias do Rio de Janeiro. Estabelecidos como um perigo para toda a sociedade ao redor de seus centros de atuação, os criminosos mataram pessoas dentro do hospital e o conflito com a polícia culminou numa cena de guerra naquele que deve ser lembrado como o melhor episódio da série (e falarei especificamente sobre ele mais abaixo).

Entre tudo isso, quem cresceu também ao longo dos anos foi Marjorie Estiano. Sou fã confesso, mas desde o início da série sempre senti os dramas da médica Carolina bem mais interessantes que a de seu par, Evandro. Na terceira temporada eles viveram uma montanha russa, com uma gravidez encerrada de maneira violenta e traumática e os efeitos disso no relacionamento. Dizer que Marjorie brilhou não atende ao que ela fez. O bom ator ou boa atriz faz com que o personagem se torne real aos nossos olhos, com que esqueçamos que existe a Marjorie Estiano - e isso é muito difícil quando sua atuação é de nuances e não de grandes afetações, como é o caso aqui. Mas ao ver Carolina tentando achar os batimentos de seu bebê, não tinha como enxergar a atriz, só a personagem. Essa entrega tornou Carolina a protagonista definitiva de Sob Pressão.

Não que Júlio Andrade seja um ator menos bom: ele consegue sempre entregar um Evandro diferente, respondendo à instabilidade do personagem. As discussões entre o casal após o aborto involuntário são tensas, profundas e sempre machucam, como uma boa discussão deve ser. Quem também se destacou foi Drica Moraes como a sincerona Vera, uma das personagens com um arco narrativo mais previsível, mas também mais bonito. Aproveitando a ideia de que esta seria a última temporada, quase todos os coadjuvantes tiveram seus momentos, principalmente Décio (Bruno Garcia), que encontrou o amor com um paciente jovem e Charles (Pablo Sanábio), devastado pelo amor não-correspondido.

Mas ok, vamos falar daquilo que precisa ser dito. O décimo episódio da temporada, dirigido em dupla por Júlio Andrade e Andrucha Waddington, que seguiu os médicos e pacientes pelos corredores do hospital com três longas sequências sem corte - a câmera só parou para dar espaço à abertura e um único intervalo. O artifício do plano-sequência (a técnica de filmar sem cortes) não é usado em vão, já que o episódio narra a invasão do hospital pelos milicianos. A tensão é amplificada e a imersão, absoluta. No intervalo, as mãos tremiam e o coração estava disparado, e olha que eu cheguei a levar um spoiler do que aconteceria. Perfeitamente coreografado, o episódio mostrou coragem e excelência, além de fundar meu argumento de que Sob Pressão é uma das melhores séries do mundo.

Há, no entanto, um probleminha que a série nunca trabalhou muito bem. Evandro e Carolina são pessoas profundamente traumatizadas que se afundam no trabalho para esquecer dos problemas. Isso chega a ser abordado no finzinho da temporada, mas nada é feito para mudar. A impressão que fica é que, em vez do aviso no fim do episódio, deveria estar escrito: "Todos esses dramas pessoais teriam sido evitados com a ajuda de uma boa terapia". Afinal, como assim uma médica tenta o suicídio e segue a vida normalmente, sem ser tratada por psicólogos? Evandro ainda terminou a série buscando o tratamento para seu vício, mas a médica simplesmente foi viver uma aventura e tratar comunidades isoladas no Brasil, em vez de ser atendida por profissionais. Esperemos que o retorno da série em 2021 não traga de volta os grandes traumas dos dois e trabalhe novos dramas, de preferência com psicólogos dando apoio.

Enfim, por um lado é bom que a Globo tenha percebido que terminar Sob Pressão era um erro. Por outro, o fim apresentado nessa temporada não teria sido terrível. Só teremos de esperar até 2021 para rever nossos médicos preferidos e, tomara, ver Sob Pressão ficar ainda melhor.

Marjorie Estiano Bruno Garcia Júlio Andrade Drica Moraes Pablo Sanábio Evandro Sob Pressão Carolina críticas terceira temporada Plano sequência Terceira temporad

Leia também

Paraíso Tropical faz lembrar como é sentir 'frio na barriga' com clichês de um 'novelão'


Wanessa Camargo tentou ofuscar Davi com lançamento de música na final do BBB 24?


No Rancho Fundo usa fórmula clássica das seis para situar público...e 'tá tudo bem'!


Camila Moura, ex-esposa de Buda, do BBB 24, passa do ponto e nos faz refletir: Será que vale tudo por dinheiro?


Circo do Tiru registra audiência tímida para o SBT, mas garante a diversão da família com espontaneidade e a inocência do humor


A Praça É Nossa dribla o tempo e segue firme sem perder a segunda colocação em 2024; o que está por trás desse sucesso?