Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Últimas / REPRESENTATIVIDADE

No Dia da Síndrome de Down, atriz Tathi Piancastelli vai representar o Brasil em evento da ONU, nos Estados Unidos: 'Alertar as grávidas'

Tathi Piancastelli participa nesta quinta-feira, 21, de evento do Dia Internacional da Síndrome de Down. Antes de embarcar, ela conversou com a Contigo!

Tathi Piancastelli é atriz, empresária, escritora e influenciadora digital - Reprodução/Instagram
Tathi Piancastelli é atriz, empresária, escritora e influenciadora digital - Reprodução/Instagram

Nesta quinta-feira, 21, é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down, cujo objetivo é conscientizar e quebrar o estigma social a respeito da condição genética. A Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece a data desde 2012. No Brasil, o dia só passou a ser celebrado em 2022. E para reforçar ainda mais a importância de discutir o tema, a Contigo! conversou com a atriz, empresária, escritora e influenciadora digital Tathi Piancastelli, que é inspiração para muita gente.

Ativista, ela vai representar o Brasil em evento da ONU, que será realizado nesta quinta, em Nova York, nos Estados Unidos, voltado ao dia 21. "O tema é saúde. Vou alertar que todas as mulheres grávidas atendidas pelo sistema público têm direito a um exame que mostra se o bebê tem problemas no coração, pois muitos bebês com Síndrome de Down precisam fazer cirurgia no coração", explica Tathi, que destaca a importância da data no mundo e a expectativa para o evento. “Para as pessoas nos conhecerem e saber que não somos invisíveis. Estou muito emocionada e feliz por participar deste encontro”, emenda.

Multifacetada, ela conta como consegue conciliar as funções. “Faço um pouco e todo dia o trabalho das redes sociais. Gosto de ter ideias e fazer projetos também. Como atriz, trabalho mais quando estou em turnê”, diz Tathi, confessando que ama todas elas, sem distinção.

A atriz conta como surgiu a oportunidade de seguir na carreira artística. “Estudei teatro amador no Brasil. Quando morei em Nova York, estudei teatro físico com a Débora Balardini, que soube que eu tinha escrito a peça Menina dos Meus Olhos. Então, ela produziu e eu atuei pela primeira vez profissionalmente. A peça fala de agressão contra mulheres e agressão contra pessoas com deficiência, e ganhou o prêmio de melhor espetáculo brasileiro nos Estados Unidos. Adorei atuar, tirei meu DRT e amo fazer inclusão pela arte”, fala.

ESPETÁCULO

Tathi Piancastelli foi quem escreveu e protagonizou a peça Oi, eu estou aqui - um monólogo baseado nas experiências pessoais e aspirações artísticas da artista. A produção ficou em cartaz, recentemente, em Ribeirão Preto (SP) e após o evento da ONU, voltará com força total. Os locais ainda serão divulgados. “Foi bem legal. Eu e o Fábio Costa Prado (diretor) íamos conversando sobre meus sonhos e desejos e fui escrevendo com ele”, conta ela, acrescentando como se sente quando está no palco. “Quero mostrar quem eu sou também como atriz. Me sinto livre no palco. E assim foi nas minhas duas peças”, diz.

PERSONAGEM DE MAURICIO DE SOUZA

A representatividade de Tathi na vida das pessoas é tão grande, que não foi à toa que ela foi inspiração para a criação de um personagem por Mauricio de Sousa. “Foi uma surpresa linda e eu fiquei muito emocionada mesmo. A personagem estava desenhada, mas não tinha nome. O Maurício fez uma surpresa escrevendo no desenho: Eu sou a Tati também. Até choramos”, confessa a atriz, que é fã da Turma da Mônica. “Adoro! Eles ajudam na inclusão. Tem vários personagens com deficiência”, emenda.

Para finalizar, a artista manda uma mensagem especial para todas as pessoas com Síndrome Down. “Nunca desista dos seus sonhos, corra atrás”, enfatiza.

No Dia da Síndrome de Down, atriz e ativista Tathi Piancastelli vai representar o Brasil em evento da ONU