Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
TV / NÃO APOIAVAM?

Não é a primeira vez! Globo acumula lista de censuras a beijo gay

Globo acumula lista de censuras em programas e novelas em pleno 2023; veja

Laura Vicaria

por Laura Vicaria

lvicaria@editoracaras.com.br

Publicado em 11/09/2023, às 19h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Não é a primeira vez! Globo acumula lista de censuras a beijo gay - Reprodução/TV Globo
Não é a primeira vez! Globo acumula lista de censuras a beijo gay - Reprodução/TV Globo

Apesar de apoiarem aberta e publicamente a luta LGBTQQICAAPF2K+, a Globo acumula uma lista de situações em que foi censurado beijos gays entre personagens de novelas ou até mesmo atores em programas. Neste domingo (10) mesmo, a plin plin foi detonada por cortar um beijo entre Amaury Lorenzo e Carmo Dalla Vecchia durante o quadro Batalha de Lip Synch. Os dois deram um selinho no palco, mas a câmera rapidamente cortou para a reação de Tiago Abravanel. Confira a lista de vezes que a emissora já deletou cenas entre casais:

Vai na Fé

Em pleno 2023, a Globo censurou três beijos na antiga novela das 19h, Vai na Fé. Durante um capítulo que foi ao ar em junho, ficou subentendido que uma cena de beijo entre os personagens Vini (Guthierry Sotero) e Yuri (Jean Paulo Campos) foi cortada. 

No roteiro original da novela, a autora Rosane Svartman chegou a revelar que os meninos iriam se beijar: “No alívio, os dois se encaram. Rola um clima. Yuri, mais tentado que nervoso, dá um selinho em Vini”. Porém, na TV, os personagens apenas deixam a entender que se beijaram: “Por que tu tem vergonha de beijar um cara?”, pergunta Yuri.

Siga a Contigo! no Instagram.

Vai na Fé beijo censurado
Reprodução/TV Globo

O mesmo aconteceu com o casal Clara (Regiane Alves) Helena (Priscila Sztejnman). As personagens já haviam vivido um beijo no começo da novela, porém, no capítulo do dia 10 de maio, o resumo previa que as duas iriam trocar mais um momento romântico. Acontece que a cena foi cortada no 45 do segundo tempo.

Em entrevista a colunista Patrícia Kogut, a Globo deu uma resposta direta sobre a decisão feita em cima da hora: "Toda novela está sujeita à edição. Uma rotina que atende às estratégias de programação ou artísticas".

Vai na Fé beijo censurado
Reprodução/TV Globo

Outra cena de Clara e Helena foi tirada do ar. No resumo, o casal diz que Lumiar (Carolina Dieckmann) veria as duas trocando um beijo e contaria ao marido de Clara. Porém, no episódio seguinte, apenas é exibido a reação de Lumiar ao ver as duas se abraçando.

Segundo o site Notícias da TV, a alta cúpula da Globo temeu que beijos entre duas pessoas do mesmo sexo fosse afastar o público conservador da audiência. 

Aruanas

A Globo também censurou um beijo entre as personagens Olga (Camila Pitanga) Ivona (Elisa Volpatto). Na versão do Globoplay, as duas compartilham um beijo de 10 segundos, porém, a emissora resolveu cortar o momento ao televisionar o episódio em canal aberto às 23h. Na edição que foi para a TV, a cena é cortada assim que as atrizes encostam os lábios.

Aruanas beijo censurado
Reprodução/TV Globo

Órfãos da Terra

Em 2019, a Globo vetou o beijo de Valéria (Bia Arantes) Camila (Anajú Dorigon). A cena tinha sido prevista pela emissora através de um resumo enviado a um dos sites oficiais, porém, não foi isso que aconteceu. A cena foi cortada, segundo o canal, por "uma decisão puramente artística". Mas o casal chegou a trocar um beijo televisionado na cena do casamento entre as personagens.

Órfãos da Terra beijo censurado
Reprodução/TV Globo

América

EM 2005, uma cena de beijo entre Júnior (Bruno Gagliasso) e Zeca (Erom Cordeiro) estava prevista parra acontecer, mas foi cortada. O motivo? A alta cúpula da Globo novamente pediu para que o momento não fosse televisionado.

Na época, a autora Glória Perez chegou a expor a situação e lamentar o ocorrido em entrevista à Folha: "Eu fiz a cena, ela foi realizada e a casa cortou, considerou que não devia ir até o fim e deixou só aquele pedaço".

“É claro que a emissora tem uma outra visão, vai considerar o público dela, analisar se aquilo é prejudicial ou não. Eu nem sequer perguntei, mas fiquei defendendo o beijo. Foram dois dias de defesa. Não é justo botar a responsabilidade na gente. Fizemos, e a casa decidiu que não era conveniente”, disse.

América beijo censurado
Reprodução/TV Globo

Império

Mesmo que a emissora já tivesse exibido beijos gays anteriormente, a Globo não permitiu que os personagens Cláudio (José Mayer) e Leonardo (Klebber Toledo) se beijassem durante uma discussão. Segundo o Notícias da TV, o próprio autor Aguinaldo Silva tomou a decisão, mas fez com que o casal trocasse um beijo no final da trama.

Império beijo censurado
Reprodução/TV Globo