Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
TV / Exclusivo

Geraldo Luís estreia na RedeTV! com programa "povão": "Não tenho vergonha"

Voltando aos domingos, Geraldo Luís estreia novo programa na RedeTV! e abraça as raízes com atração voltada para o povo: confira a entrevista exclusiva

Leandro Fernandes

por Leandro Fernandes

lfernandes_colab@caras.com.br

Publicado em 12/01/2024, às 10h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Geraldo Luís estreia na RedeTV! com programa "povão" - Divulgação/RedeTV!
Geraldo Luís estreia na RedeTV! com programa "povão" - Divulgação/RedeTV!

O apresentador Geraldo Luís estreia neste domingo (14) um novo programa na RedeTV!. Com o Geraldo do Povo, ele pretende voltar às raízes e resgatar uma programação mais acessível da TV aberta. Geraldo conversou com a CONTIGO! a respeito da estreia, da parceria com Marlene Mattos e sua recepção calorosa na nova emissora.

Você está voltando aos domingos após quatro anos. O que você avalia que mudou na televisão desde então?

Tô feliz demais, eu briguei em todos os sentidos pra voltar aos domingos. Porque no domingo nasceu o Geraldo Luís contador de histórias, conheci o Brasil, botei o povo no ar. E quando a gente botou a simplicidade, do povo e das histórias, deu muito certo. A televisão parece que tá com um pouco de vergonha de ser televisão aberta, pra quem ela faz, pra camada que ela faz, pra massa popular. Eu sou um comunicador de massa. Não tenho vergonha disso e o mais legal é que a RedeTV! assumiu isso, me chamou e falou: 'Nós queremos do jeito que você quer', com a liberdade que eu sei que eu vou ter. O que mudou na televisão? Esse é o problema, não mudou, é tudo igual, tudo cópia.

Qual é a receita para um programa dominical de sucesso? Você pretende seguir qual fórmula?

Se as pessoas tivessem uma fórmula, grandes programas milionários, gigantescos que tem 200 pessoas na produção não estariam saindo do ar e não estariam apanhando com uma audiência até desmerecedora do que deveria ter. Respeito todos os colegas, mas o domingo não é pra qualquer um, o domingo é uma guerra.

A receita é a seguinte: é botar o povo no ar. Quando o povo se vê, o povo fica.

Como a RedeTV! está te apoiando nessa nova fase? A recepção interna foi positiva?

Eu fui tão bem tratado, com um tapete vermelho na RedeTV! que fazia tempo que eu não tinha. Eu respeito o profissional que fala assim: 'faça o que você quiser'. O Amílcare me garantiu isso, ele e o Marcelo. Ele falou: 'aqui você vai ser o Geraldo, pode trabalhar'.

Pra fazer TV aberta, não pode ter pudor, vergonha. Tem que ter limite e bom senso, óbvio. Mas eu tô muito feliz porque eu briguei. Eu até fui punido no passado por querer brigar pra trabalhar, pra voltar aos domingos e mostrar o povo. É o apoio de falar assim: 'vem, aqui você vai ser o Geraldo Luís'.

Como surgiu a parceria com a Marlene Mattos? Quem tomou a iniciativa?

A Marlene surgiu porque tinha dois, três grandes diretores de domingo. Entre três desses nomes, tava lá a Marlene. E todo mundo: 'ai, a Marlene só deu certo com a Xuxa'. Eu confio na Marlene. Falei: 'Tá fim, Marlene? Esse é o projeto, tu vai me aguentar? Você é difícil, eu sou difícil, mas nós dois temos garra, temos experiência e sabemos o que é televisão aberta. Você, mais do que nunca, sabe como está a decadência da televisão, com os setores dela na UTI'.

Eu falei: 'eu preciso de gente de experiência, gente séria pra comandar um programa de domingo', porque domingo você toma porrada. É igual jogo de futebol: é Corinthians contra Palmeiras, é Flamengo contra Fluminense, todo domingo. São vários programa dominicais e nós vamos entrar no olho do furacão. Vou começar do zero, vai ser muito difícil, muito trabalhoso. Mas quando o povo me achar, o povo vai estar lá.

Por fim, nos últimos meses você tem falado abertamente sobre sua trajetória, de uma forma muito transparente com o público. Por que adotar essa postura? Você acredita que isso te aproxima ainda mais dos fãs?

Hoje o povo fica mais com o celular na mão do que a televisão. Televisão aberta, pouca gentesenta mais do que meia hora, exceto futebol e novela. De restante, ninguém mais tem paciência, porque todo mundo tem notícia na mão, filme na mão, série na mão. Quem for assistir televisão, vai ver um programa pra TV aberta. Não é pra internet. Vai ter coisas atuais? Vai. Vão ter quadros novos? Vão. Mas eu faço televisão aberta pra TV. Não vou fazer uma internet na televisão.

Não tenho vergonha de assumir isso, de ser popular, de ser o que eu sou. E quando você fala com essa transparência, com essa verdade pro público, o público te entende. Não adianta mentir pro povo, não adianta ser ator. Tem muita gente que é ator na televisão. Muita gente olha e fala: 'é fake'. Não dá, o que é de verdade, volta, fica. Tenho os meus defeitos, mas sou de verdade e o povo sabe disso. Tô agora no meu maior desafio da minha vida, vou começar do zero de novo, com uma equipe pequena. Nós vamos impressionar pelo simples. Tô buscando coisas simples, coisas baratas. Não vou ter milhões pra gastar. Vamos gastar energia da criatividade.

O novo programa de Geraldo Luís na RedeTV! estreia neste domingo (14) às 17h30. A direção geral é de Marlene Mattos e a atração vai ao ar sempre na faixa das 17h30 às 20h.