Delícia junina: nhoque de pinhão com molho de açafrão

Aprenda a fazer a receita do restaurante Armazén Paulista

Por Renata Telles

Paladar junino | <i>Crédito: Divulgação
Paladar junino | Crédito: Divulgação
As festas de são João estão chegando e que tal preparar um prato com um dos principais ingredientes da época junina? O restaurante Armazén Paulista, em São Paulo, cria todos os anos o Festival do Pinhão com receitas supersaborosas. Nesta edição, que começa no domingo (12) e dura todo o inverno, um dos destaques é o nhoque. “A massa desse nhoque é de pinhão e, pensando em não apagar o gosto da semente, acrescentei queijo parmesão ao molho, um queijo ideal para um contraste de sabor. Já o açafrão, incluí na receita porque combina bem e colore o prato”, explica Justino Silva, 52 anos, chef da cozinha do Armazén.

Ingredientes:

Para a massa: 
 1 1/2 kg de pinhão cozido, descascado e moído
 1/2 kg de parmesão ralado
 1/2 kg farinha de trigo
 1 colher (café) de noz-moscada
 250 g de manteiga
 5 ovos
 300 ml de leite morno 
 Sal a gosto

Para o molho:
 2 litros de creme de leite
 15 mg de açafrão
 500 g parmesão ralado 
 200 g requeijão cremoso

Passo 1: Misture todos os ingredientes até formar uma massa homogênea. Faça tiras com a massa, enrolando-a na mesa com a mão e depois corte-a em cubinhos. Cozinhe em água fervente. Após cozidos, leve os cubinhos à água fria para esfriar, retire e deixe escorrer.

Passo 2: Junte os ingredientes do molho e dissolva até ficar cremoso. Adicione o nhoque e misture bem. Separe 50 g do parmesão e pinhão para usar como decoração no final. Bom apetite!

12/06/2016 - 10:00

Conecte-se

Revista Contigo!
Coleção CARAS