Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Novelas / Malhação

'Malhação': Relembre as 10 melhores temporadas da trama jovem

Relembre as maiores edições da 'Malhação' que marcaram a TV brasileira; veja

Gabriel Santana (@santanagabriel) Publicado em 18/10/2022, às 17h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Elenco da primeira temporada da "Malhação" - Divulgação / Record TV
Elenco da primeira temporada da "Malhação" - Divulgação / Record TV

Lá em 1995, estreou na TV Globo a primeira temporada da novela queridinha entre os jovens: “Malhação”. No entanto, para a tristeza dos telespectadores, o último episódio foi ao ar em 2020. Pensando nisso, a CONTIGO! separou curiosidades sobre a trama que ficou no ar 25 anos e selecionou as 10 melhores temporadas. Confira abaixo:

Curiosidades sobre a trama

O nome “Malhação” se deu porque justamente em seu ano de estreia, a novela se passava em uma academia de ginástica, fato que continuou ocorrendo nas quatro temporadas posteriores.

O formato da novela foi inspirado nas “Soap Opera” dos Estados Unidos, que tratava-se de um gênero de obras de ficção dramática, com tempo de duração indeterminado. Sendo assim, as tramas eram divididas por temporadas, com mudança de elenco. 

A produção fez tanto sucesso que ganhou uma revista comercializada entre 1995 até 1999. Além disso, foram lançados diversos produtos licenciados com o nome da trama jovem.

Em 1998, por um certo período, a novela chegou a ser exibida ao vivo, com participações do público. Isto é, os telespectadores tinham a possibilidade de decidir as mudanças no enredo na hora. Curioso né?

Já em meados da década de 2000, o Caldeirão do Huck fez concurso para escolher atores que estariam na novelinha. Vocês sabiam?

Além disso, as trilhas da "Malhação" também marcaram época, em especial as músicas de abertura que tiveram de Lulu Santos, Charlie Brown Jr., NX Zero e Karol Conká. 


As 10 melhores temporadas

10. “Malhação: Viva a Diferença”

No ar entre 2017 e 2018, esta temporada foi criada pelo famoso autor Cao Hamburger, também responsável por "Castelo Rá-Tim-Bum".

A temporada “Viva a Diferença” trazia cinco protagonistas de São Paulo, com realidades completamente diferentes. O sucesso foi tanto que ganhou até o prêmio Emmy Internacional. Entre as temáticas abordadas estão: feminismo, racismo, autismo, diversidade sexual e muito mais.

Entre as atrizes principais estão os nomes de Gabriela Medvedovski,Daphne Bozaski, Heslaine Vieira, Manoela Aliperti e Ana Hikari. Além disso, o elenco contou com outros nomes conhecidos, como Marcello Antony, Malu Galli e Lúcio Mauro Filho. 

Vale lembrar que “Malhação: Viva a Diferença” ganhou spin-off no Globoplay com três temporadas. Demais, não é mesmo?

9. “Malhação: Sonhos"

Outra temporada de sucesso foi “Sonhos”, que ficou no ar de 2014 até 2015. Rafael Vitti, Isabella Santoni, Bruna Hamú e Arthur Aguiar foram os protagonistas da edição. A história era ambientada em uma escola de artes e em uma academia de luta. Entre as principais temáticas estão câncer de mama, virgindade e gravidez na adolescência. 

Vale lembrar que a trama contou com outros grandes nomes no elenco, como Jeniffer Nascimento,Manu Gavassi, Eriberto Leão, Emanuelle Araújo e muito mais.

8. "Malhação: Intensa como a vida”

“Intensa como a Vida” foi transmitida entre 2012 e 2013, inclusive revelou grandes nomes da atuação. A história se passava no Colégio Quadrante e tinha uma atmosfera musical, inclusive o músico e ator Leo Jaime fez parte do elenco.

O núcleo principal tinha Lia, vivida por Alice Wegmann que é uma personagem rebelde e rockeira, que tem problemas de relacionamento com a mãe. Ainda no centro da história tem a personagem Ju, interpretada por Agatha Moreira, personagem que tem um blog e é apaixonada por moda.

Além delas, personagens como Dinho, Fatinha e Orelha também agitam o colégio. Respectivamente vividos por Guilherme Prates, Juliana Paiva e David Lucas.

7. Décima quinta temporada de “Malhação”

Na sétima posição da nossa lista está a décima quinta temporada de “Malhação”. A edição também foi responsável por revelar grandes nomes, como Sophie Charlotte, Nathalia Dill e Caio Castro. Essa temporada é considerada a mais longa, visto que durou de 2007 até 2009.

A trama se iniciou com a fusão do Múltipla Escolha e do Colégio Ernesto Ribeiro. A história traz as diferenças de classe com uma personagem de origem pobre, Angelina, vivida por Sophie Charlotte e de Gustavo, de origem rica, interpretado por Rafael Almeida.

Os dois se apaixonam e começam a namorar, mas ele tem vergonha que os amigos descubram que ele está namorando uma bolsista. Outros nomes da trama são os atores Jonatas Faro, Johnny Massaro e Mariana Rios. Mariana, por sinal, fazia o papel de Yasmin, que tinha o bordão “Jesus apaga a luz”.

6. “Malhação de 2005”

Já em sexto lugar ficou a “Malhação de 2005”, considerada a décima segunda temporada. A trama traz o personagem Bernardo, que é um cara sonhador, que se apaixona por Betina. Só que ela acaba indo viajar para a Amazônia para realizar o sonho de filmar um documentário.

Devido a uma crise de ciúmes de Bernardo, eles acabam se distanciando. A temporada apresentou temáticas importantes como o culto ao corpo. Entre os nomes no elenco estavam Thiago Rodrigues,Fernanda Vasconcellos, Marco Antônio Gimenez e muito mais. 

5. Vagabanda

O quinto lugar, ficou com a temporada anterior a de 2005, que foi ao ar predominantemente no ano de 2004 e ficou marcada pela "Vagabanda". A história gira em torno de Gustavo, o guitarrista de uma banda e que é um dos maiores baderneiros do colégio. Ele faz de tudo para chamar a atenção do pai, visto que o mesmo trabalha muito e não dá atenção ao filho. Entre os principais nomes da temporada estão Humberto Carrão,Guilherme Berenguer,Cissa Guimarães e Eduardo Lago. 

A personagem Leticia, vivida por Julia Didone, filha da inspetora do colégio, vive brigando com Gustavo, personagem de Guilherme Berenguer, muito por culpa da relação que ele tem com Natasha, interpretada por Marjorie Estiano.

Na trama, eles formaram a "Vagabanda", responsável pelo sucesso “Você Sempre Será”, música que se tornou sucesso nacional, até mesmo longe das telinhas e deu a Marjorie uma carreira de sucesso também como cantora na vida real.

4. Temporada de 2002 

Em quarto lugar, colocamos a temporada de 2002 de "Malhação". A novela trouxe Henri Castelli e Juliana Silveira como protagonistas. A temporada tem uma pegada bem dramática ao trazer o personagem de Henri, o Pedro, que sofre um acidente e não consegue mais andar, após uma discussão com a namorada Júlia, vivida por Juliana Silveira.

No elenco ainda tem nomes de destaque como o Cauã Reymond, no papel de Maumau e o clássico personagem Cabeção, interpretado por Sérgio Hondjakoff. 

3. Temporada de 2000

Essa temporada, por sinal, foi responsável por trazer o personagem Cabeção, do Sérgio Hondjakoff, que ficou na atração por muitos anos. A temporada aborda temáticas como HIV, violência e muito mais. Entre os nomes principais estão: Ludmila Dayer,Fernanda Souza, Samara Felippo e muito mais. 

2. Sexta temporada

Agora chegou a vez da segunda colocada da nossa lista: a sexta temporada de "Malhação", que foi ao ar em 1999. Essa foi a primeira temporada a ser ambientada em uma escola, o que veio a se tornar o famoso "Múltipla Escolha”. Os protagonistas são: Priscila Fantin e Mário Frias. Além deles, nomes como Natália Lage e Robson Nunes também fizeram parte do elenco. 

A história girava em torno de Tatiana, que se apaixona por Rodrigo. Vividos respectivamente por Priscila Fantin e Mário Frias. Só que Rodrigo namora sua amiga Érica, interpretada por Samara Felippo. Essa “Malhação” trouxe a tona temas como racismo, crise financeira, aborto e muito mais.

1. Primeira temporada 

Por fim, o primeiro lugar ficou justamente para a primeira temporada de “Malhação”, que era ambientada ainda em uma academia de ginástica. Estreada no ano de 1995, a trama trouxe nomes muito conhecidos atualmente do público, como Carolina Dieckmann, Danton Mello e Luigi Baricelli. 

A trama gira em torno de Héricles, que chega do interior para trabalhar no Rio de Janeiro, na famosa Academia Malhação. Ele acaba conhecendo Isabela e se apaixona pela jovem, mas a moça já namora com Romão, um lutador de jiu-jitsu.

André Marques, Fernanda Rodrigues e Bruno de Luca também compõem o elenco. 


TV / REALITY

No último domingo, 16, a ex-bbb e influenciadora digital Viih Tube e o também ex-bbb Eliezer, fizeram o chá revelação para descobrir o sexo do bebê que estão esperando. Com o tema de BBB, o evento revelou que o casal está esperando uma menininha. 

No entanto, o casal participou de edições diferentes do famoso reality da Rede Globo, portanto, o relacionamento começou aqui fora. Por outro lado, alguns casais já se formaram dentro de alguns realitys. Pensando nisso, a CONTIGO! selecionou 6 casais fofos que saíram do Big Brother Brasil e A Fazenda e estão juntos até hoje. Confira aqui!

Ouça o podcast oficial da CONTIGO!