Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Famosos / ENTREVISTA

José Augusto em Renascer, Renan Monteiro comemora: 'Procuro dar atenção'

Em entrevista à Contigo! Digital, o ator e professor de Artes Cênicas, Renan Monteiro, conta como tem sido atuar ao lado de Juan Paiva que foi seu aluno no Nós no Morro

Fernanda Chaves Publicado em 14/05/2024, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Renan Moteiro, ator que interpreta José Augusto em Renascer - Foto: Globo/Fábio Rocha/ Paulo Barros/ Estevam Avellar
Renan Moteiro, ator que interpreta José Augusto em Renascer - Foto: Globo/Fábio Rocha/ Paulo Barros/ Estevam Avellar

O ator e professor de Artes Cênicas, Renan Monteiro, conversou com a Contigo! Digital sobre a responsabilidade de dar vida a José Augusto, do remake de Renascer, na Globo. O artista celebra a repercursão positiva do seu personagem e conta como é trabalhar com o ator Juan Paiva, que já foi seu aluno. Confira:

O personagem José Augusto

"O José Augusto é uma pessoa que sofre de amor, acho que o que vem desenvolvendo dele é o problema da autoestima. Ele, em nenhum momento, teve um afeto do pai, um abraço, uma palavra construtiva, então ele é uma pessoa totalmente desacreditada. Acho que por conta dessa ausência do pai e da perda da mãe, ele acabou vivendo mais do que os irmãos, por ser o mais velho, ele lembra mais ou menos como era a casa com a Maria Santa (Duda Santos) e depois que a mãe se foi. E ele é o mais velho, o mais cobrado, tem que casar, tem que dar o herdeiro do José Inocêncio (Marcos Palmeira), tem que voltar doutor e essas três coisas, na verdade, ele faz mais por conta do pai. Quando ele volta é porque tudo que ele tentou fazer pelo pai acabou dando errado e aí ele se reencontra."

A Construção do personagem

"Eu não assisti à primeira versão, não lembro se não tinha TV em casa na época, porque numa família de comunidade nos anos 1990 não era muito comum ou se só não assisti mesmo. E não assisti agora, porque estava gravando igual um louco outro trabalho para conseguir estar na novela. O Marco Ricca é um cara que eu admiro bastante, conheço a trajetória dele, fizemos um filme juntos, mas eu não consegui conversar com ele sobre a novela. Eu estou me baseando nessa releitura do José Augusto. É um outro personagem, ele tem uma sensibilidade muito aflorada."

Compreendendo José Augusto

"Ao mesmo tempo que encara o pai, ele tem respeito, ele não deixa de falar o que pensa, de trazer os problemas e cuida desse pai também. Então fui muito nessa releitura e peguei uma frase que, na verdade, o Venâncio (Rodrigo Simas) falou para o Augusto: ‘Ah, você com essa mania de querer curar o mundo!’ Pensei: olha só que interessante, acho que vou partir disso aqui. Então penso que cada lugar a que o Augusto vai ele é meio que cura, ele vai à casa do Bento (Marcello Melo Jr), que está tendo atrito com Kika (Juliana Araújo) e ele deixa ali uma paz. Vai à casa do Venâncio, que não está muito bem com a Buba (Gabriela Medeiros), e estabelece ali uma certa paz. Ele volta para a fazenda para curar todas as mazelas da família, a relação com o pai, a relação com os irmãos."

A repercurssão nas ruas

"Eu estou muito feliz! É muito doida essa coisa de novela das 9, né? Não que eu não consiga mais ir à padaria, eu continuo indo, só que agora as pessoas ficam: ‘Nossa, que legal!’. Eu sempre fui um artista acessível, venho do teatro popular, sempre fui de representar e depois conversar com o público, então, nunca tive esse problema de conversar. Às vezes é meio doido, porque tudo vira evento, mas eu procuro dar atenção para todo mundo. É muito legal poder conversar com uma pessoa sobre o que ela está achando. Muita gente vem falar comigo ‘Por que ele trata você assim? Ele é ignorante!’ [sobre José Inocêncio]. Só que foi: ‘Ele te ama, ele só é ignorante’. Porque acho que é um pouco sobre como ressignificar essa questão que é tão forte no Brasil, que a novela vem trazendo, a questão da intolerância religiosa, da transfobia, que o Augusto vai trazer com a Buba, isso cair no colo do José Ino- cêncio é muito legal, porque ele é um cara que tem uma sabedoria de vida, mas ele vive numa bolha, ele raramente sai da fazenda e é por conta dos filhos que ele vai começar a sair para o mundo e a conviver com essas novidades.É muito legal ser um viés de comunicação nesse sentido, de ter essa consciência e saber a importância que o Augusto tem dentro da novela, até para a gente pensar nesse Brasil, em que tipo de país que a gente quer viver."

Juan Paiva foi seu aluno e agora vive seu irmão 

"É uma alegria, é uma troca que a gente já tem de vida, a gente cresceu no mesmo lugar, eu não moro mais no Vidigal, mas vivi até a minha adolescência lá. Conheço o Juan desde quando ele chegou ao Nós do Morro. Sou da primeira geração do projeto, de criança, tinha eu, o Thiago Martins, o Marcello Melo Jr, a gente se formou e uns viraram multiplicadores. Eu comecei a dar aula e o Juan vem nessa terceira ou segunda geração de criança. Olhar para o Juan e ver o profissional que ele se tornou, um ator incrível,é uma alegria, um orgulho. Eu me enxergo nele também, de falar, caramba, é possível, né? A gente vem de uma favela do Rio, de um projeto social e a gente está aí!"