Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Exclusivas / PATERNIDADE

Pai de gêmeas, Joaquim Lopes conta como enxerga a paternidade após os 40 anos: “Mudou tudo”

Em entrevista exclusiva, Joaquim Lopes conta sua experiência na paternidade e relembra dias difíceis após nascimento de Sophia e Pietra

Luisa Scavone

por Luisa Scavone

lscavone_colab@caras.com.br

Publicado em 12/10/2022, às 20h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Joaquim Lopes sobre paternidade - Reprodução/Instagram
Joaquim Lopes sobre paternidade - Reprodução/Instagram

Joaquim Lopes é pai de Sophia e Pietra, gêmeas de 1 ano e 6 meses, e sempre compartilha momentos com as pequenas nas redes sociais. Em conversa com a CONTIGO!, o apresentador comentou um pouco sobre sua experiência com a paternidade.

O artista se tornou pai aos 41 anos e, para ele, foi o momento ideal, já que pôde amadurecer suas ideias e estar pronto para criar uma criança. Ou, no caso dele, duas. “Com os 40 anos, veio uma tranquilidade, uma serenidade que eu julgo necessária na paternidade. Mudou tudo, perspectivas e sonhos, sendo que todo passo que dou é em função da minha esposa e das minhas filhas”, explicou.

Quando descobriu que seria pai de gêmeas, Joaquim teve uma reação bastante inesperada: “Saí gritando pelo consultório onde fizemos o ultra-som”, revelou. “Sem dúvida, foi a maior alegria da minha vida e nos sentimos verdadeiramente abençoados”.

As meninas nasceram prematuras e precisaram passar uns dias na UTI. Nesse período, o ator e sua esposa, Marcella Fogaça, precisaram criar forças para lidar com a situação, a angústia e cuidar das pequenas, que exigiram atenção dobrada.

“A gente entra em um modo de sobrevivência. Cada segundo era uma eternidade e eu e a Cella nos juntamos de uma maneira intransponível e forte, sendo uma qualidade que regamos diariamente desde então, além de Deus, o tempo todo”, relembrou.

Exemplo e ensinamentos

Mesmo que ainda tão pequenas, o apresentador contou que já percebe as nuances da personalidade de cada uma, sendo possível, portanto, entender as necessidades específicas das meninas.

“É uma coisa muito impressionante”, disse. “Elas têm bases de personalidade muito parecidas, mas a forma como elas reagem a elas são bem distintas”.

E claro que, como todo pai, Joaquim Lopes busca ser um exemplo e trazer cada vez mais ensinamentos para as filhas. Um deles é a construção do afeto familiar, que ele julga de extrema importância. Por isso, já faz questão de mostrar demonstrar para as bebês.

“Estar presente, mesmo longe. Fazer com que elas se sintam seguras 100% do tempo, isto é, que não importa o que aconteça, eu e a mãe delas estaremos sempre lá”, pontuou.

Para ele, a paternidade é um aprendizado constante. “Tudo que aprendemos na teoria não necessariamente se aplica na prática e por isso há a importância de estar presente e atento para cada fase delas”, explicou. Como exemplo, ele tenta ensinar o respeito e incentivo de talentos.

Dia das Crianças

O Dia das Crianças já chegou e, em entrevista exclusiva, Joaquim Lopes contou como pretende aproveitar esse dia com Sophia e Pietra. “Ficar grudado nelas e achar alguma cama elástica que elas amam. Ah, e bolinhas de sabão!”, contou.

E vai ter presente e muita diversão! “Todo dia é dia de presentear e surpreender. E a brincadeira sempre está na rotina delas, com leitura, música e pintura”, finalizou.