Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!

O fenômeno João Guilherme Ávila

Aos 14 anos, ele estreia na TV em Cúmplices de um Resgate, fala sobre a paixão pela música que herdou do pai, o cantor Leonardo, o namoro com a atriz Larissa Manoela e como a carreira o tornou mais responsável

Por Mariana Silva Publicado em 26/02/2016, às 12h31 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
João Guilherme Ávila - Samuel Chaves
João Guilherme Ávila - Samuel Chaves
Não resta dúvida de que João Guilherme Ávila é um fenômeno. Aos 14 anos, o ator tem conquistado o público com o responsável, charmoso e carismático Joaquim da novela Cúmplices de um Resgate, do SBT. O personagem marca sua estreia na TV. “Foi muito gostoso estrear na novela. Quando veio o convite, eu sabia que teria repercussão, mas não imaginava que seria como está sendo. A gente pegou, não só o pessoal infantojuvenil, mas o público que curte esse tipo de história, que tem aventura, drama e música”, conta ele, que recebeu CONTIGO! no apartamento onde mora com a mãe, Naira Ávila, 34, o padrasto, Danilo Tuffi, 32, e o irmão, Pietro, 1, em São Paulo. Apesar de encarar o desafio na televisão só agora, a carreira artística de João — ou João Gui, como também gosta de ser chamado — começou cedo. Aos 9 anos, ele deu vida a seu primeiro protagonista no filme Meu Pé de Laranja Lima, ao lado de José de Abreu, 69, e anos mais tarde atuou no curta Vento, com Vivianne Pasmanter, 44. Divertido e espontâneo, João Guilherme confessa que sua rotina mudou com a chegada da fama. “Algumas coisas continuam iguais, como ir à escola, mas a maioria mudou completamente. As pessoas me reconhecem e não acho ruim. É legal saber que tem muita gente que curte o meu trabalho!” A maturidade também vem chegando aos poucos. “Tenho de ser mais responsável, a escola é um dever pesado. Claro, né? Às vezes a gente conversa um pouquinho ali ou aqui, senão, não dá pra viver!”, brinca. Assim como seu personagem, em casa, João Gui é o irmão mais velho e garante que ajuda a mãe a zelar por Pietro. “Ele é o xodó da família e eu ajudo, sim, a cuidar dele. Apesar de saber que ele não vai ter muitas lembranças disso no futuro, é muito bom poder vê-lo crescer, aprender a engatinhar como está fazendo agora, logo ele vai estar falando... Essas coisas.”


As cachorras Luna (bulldog, com João) e Hanna (pug) são suas paixões! (Foto: Samuel Chaves/Contigo!)

CARINHO DE FÃ
Com quase 2 milhões e meio de seguidores nas redes sociais, desde que começou os trabalhos como Joaquim, o ator precisou aprender a lidar com outro detalhe: o assédio das fãs. “Uma vez teve uma que queria cortar um pedaço do meu cabelo pra ela!”, relembra aos risos. Mesmo servindo de exemplo para outros meninos, João explica que a maior parte de seus admiradores são meninas. “Tem umas que olham e não falam nada, tem as que ficam de boca aberta, as que gritam, tem as tímidas...”, conta. Por semana, ele recebe centenas de presentes. Na maioria, bonés ou colares, acessórios que João Gui adora. “Elas são muito carinhosas comigo, adoro minhas fãs!”, diz. E já que não pode estar o tempo todo em contato com o público, o celular é a saída. “Eu adoro redes sociais! Uso muito o Snapchat e gosto porque é mais intantâneo. O Instagram também, fico ligadão”, diverte-se. Apesar de viver conectado, ele garante que toma cuidado com a exposição. “Não acho que as redes tiram minha privacidade, mas me limitam em algumas coisas”, explica.



O ator é ligadão em redes sociais e compartilha todos os momentos do dia no Snapchat (Foto: Samuel Chaves/Contigo!)

UMA CARREIRA?
Filho caçula de Leonardo, 52, a música sempre esteve presente na vida de João Guilherme. O ator, inclusive, passou parte da entrevista cantando o hit Confident, de Justin Bieber, 21. “Não sei se é coincidência ou não, mas todo mundo na minha família canta. Tanto por parte de pai quanto por parte de mãe, e eles não tem nenhuma relação entre si”, explica. Além de soltar a voz na banda formada pela trama do SBT, João já produziu duas músicas em carreira solo. Certa Pra Mim e Princesa foram escritas com a ajuda do tio, Pedro Lucas (Pe Lanza, ex-vocalista do Restart), 25. “Não acho que vou seguir só por causa da família, mas a música acaba entrando na minha rotina. Hoje, não tenho muita intenção nisso, mas não nego que adoro cantar”, revela.


Sabia que ele adora filmes de Terror? E garante que não tem medo! (Foto: Samuel Chaves/ Contigo!)

"VERGONHA" DA MÃE
Atuando como o casal Joaquim e Manuela, João Guilherme e Larissa Manoela, 15, assumiram o namoro fora da TV em dezembro. A atriz é a primeira namorada de João. “Sempre tive muita vergonha da minha mãe, mas achei que era a hora certa e estamos indo bem, graças a Deus”, conta ele, todo fofo, não poupando elogios à amada. “Ela tem um coração muito grande, conquista as pessoas. Sempre fomos próximos, então já era tranquilo gravar com ela. Agora que somos um casal de verdade, acaba sendo mais fácil porque não tem aquela vergonha.”