Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Exclusivas / ENTENDA!

Fibrose pulmonar: o que é e quais são os sintomas da doença que causou a morte de Rita de Cássia

Rita de Cássia faleceu nesta terça-feira (3) em decorrência e uma fibrose pulmonar; saiba o que é e quais são os sintomas da doença rara

Redação Contigo! Publicado em 05/01/2023, às 22h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Doença de Rita de Cássia - Reprodução/Instagram
Doença de Rita de Cássia - Reprodução/Instagram

A cantora Rita de Cássia morreu aos 50 anos nesta terça-feira (3) após lutar contra uma fibrose pulmonar. Saiba o que é e quais são os sintomas da doença rara:

O paciente é diagnosticado com fibrose pulmonar quando apresenta cicatrizes no pulmão, que o deixa mais endurecido e dificulta o processo de respiração, já que o órgão precisa se expandir e encolher para permitir a troca de gases.

Isso pode acontecer devido à inalação de substâncias como mofo, a poeira, o feno e madeira velha. Isso porque elas acabam não sendo filtradas pelo nariz e podem ocasionar a fibrose pulmonar. Entretanto, a doença também pode aparecer em decorrência de uma pneumonia não tratada, ou doenças como lúpus e artrite reumatoide.

Os sintomas da doença são: falta de ar, tosse seca e que não cessa, cansaço, fadiga, perda de apetite e perda de peso. Há um tratamento para ajudar a melhorar a qualidade de vida do paciente, mas não o cura.

Falecimento de Rita de Cássia

Muito famosa no Ceará, ela era um dos ícones do forró na região e teve composições que fizeram sucesso nas versões de Frank Aguiar e Aviões do Forró.

Nas redes sociais, o governador do estado homenageou a cantora com uma publicação. "O Ceará e o Brasil se despedem hoje da cantora e compositora cearense Rita de Cássia, uma das maiores referências do nosso forró", declarou Elmano de Freitas.

Outros conterrâneos também se declararam para a cantora. “Quantos dias juntos lá na SomZoom, quantas resenhas e boas risadas. Perdi a conta de quantos sucessos seus toquei em meu programa de rádio. Você sempre estará viva em nossos corações. Deus te receba e dê força aos familiares, amigos e fãs. Vai em paz! Suas músicas e poesias ficaram eternizadas”, escreveu o humorista Mucão.