Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Exclusivas / DESABAFOU

Ex-maquiador da Globo desabafa sobre bastidores da emissora: 'Você se sente intimidado'

Em entrevista exclusiva à Contigo!, o ex-maquiador da TV Globo, Mayco Soares, contou sobre término de contrato com a emissora e processo na Justiça

O maquiador Mayco Soares denuncia TV Globo - Reprodução/Instagram
O maquiador Mayco Soares denuncia TV Globo - Reprodução/Instagram

Nesta semana, o maquiador Mayco Soares utilizou de suas redes sociais para relatar situações de assédio moral que viveu na TV Globo, ele presta serviços para emissora tem mais de 20 anos e resolveu finalizar os trabalhos. Em entrevista exclusiva à Contigo!, ele denuncia situações de estresse que passou durante esse período: "Você se sente intimidado".

Mayco iniciou sua trajetória na TV Globo tem 20 anos. Seu trabalho mais recente foi na novela Fuzuê. No dia a dia, ele era responsável pelo núcleo de caracterização, apoio das novelas, elenco, figuração, set. De acordo com ele, isso é tudo que um maquiador de audiovisual faz.

Ao longo das duas décadas, Mayco comenta que seu contrato de trabalho foi sendo alterado dentro da emissora. No último ano, ele estava com terceirizado, mas fazia as mesmas coisas que antes. Só mudou a forma de contrato. O serviço era subordinado à TV Globo.

Durante a conversa, Mayco garante que só percebeu com o tempo que não estava satisfeito com seu emprego na TV Globo. Ao ser questionado sobre qual tipo de assédio sofria dentro da emissora, ele disse que era bastante comum os gestores utilizarem de palavras de baixo calão, os famosos palavrões. 

"Essa relação permeia quase que todos os setores artísticos. Gritos, ofensas, ofensas à nível de palavra, e não porque eu sou sensível a palavrão, mas na relação de trabalho é preciso evitar porque você não está em uma roda de amigos".

"Trabalhar na emissora Globo eu não indico para nenhum maquiador. Um ambiente tóxico, eu digo que não posso indicar algo para o outro se eu não acredito mais naquilo. O salário é baixo na TV Globo, pelo menos para o mercado de beleza é baixíssimo", declara.

Apesar de expor toda a situação, Mayco alega que não pode dar mais detalhes sobre episódios de assédio dentro da emissora porque está enfrentando judicialmente à TV Globo e a empresa que era contratado para prestação de serviços.

"Estou resolvendo em Justiça, acionei essa semana assim que eu publiquei o vídeo e percebi a dimensão que ele tomou. Eu coloco o vídeo como um desabafo e eu vi a repercussão que teve, e conhecendo esse poder de influência [da emissora] em todos os setores no audiovisual, eu precisava me proteger", declara.

Apesar disso, Maycon alega que teme sobre o seu futuro na profissão após entrar na Justiça contra a emissora, mas, garante que foi necessário tomar essa atitude:"Eu tive que me proteger, eu sei o que está por vir. Para minha saúde mental, eu cheguei a essa conclusão, eu percebi que não daria mais para manter esse tipo de vínculo trabalhista".

A TV Globo também foi procurada pela Contigo! para comentar sobre toda situação envolvendo o maquiador Mayco Soares, porém, até o momento, não se pronunciou.