Contigo!
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Spotify Contigo!

Zé de Abreu

Zé de Abreu
Zé de Abreu - Foto: João Cotta/Globo
Nome CompletoJosé Pereira de Abreu Júnior
Data Nascimento24/05/1946
76 anos, 1 mês
Local NascimentoSanta Rita do Passa Quatro, SP
Facebook Oficial Zé de Abreu
Twitter Oficial Zé de Abreu
Instagram Oficial Zé de Abreu
Wikipedia Zé de Abreu

José Pereira de Abreu Júnior, conhecido popularmente como Zé de Abreu é um ator. Natural de Santa Rita do Passa Quatro, São Paulo, nasceu no dia 24 de maio de 1946.

José de Abreu antes de ingressar na carreira artística trabalhou como assistente de laboratório e "office-boy” de um escritório de advocacia. Começou na dramaturgia no Teatro da Universidade Católica (TUCA), em São Paulo, com a peça "Morte e Vida Severina". Ao mesmo tempo, cursava Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

José de Abreu ficou preso durante 2 meses em 1968 no congresso da UNE. Foi vendedor de máquinas de escrever, funcionário da IBM, dono de livraria e autoexilado na Europa. Voltou ao Brasil no fim da década de 70 e retornou aos estudos e trabalhos como ator.

Em sua carreira, atuou em quase 50 projetos, entre eles novelas e várias minisséries. Além de trabalhar em TV, teatro e cinema,  José de Abreu também se destaca ainda como produtor teatral. Em  2013 estreou como o vilão Ernest Hauser, de "Joia Rara", novela das seis escrita por Thelma Guedes e Duca Rachid. Seus últimos trabalhos foram em "Avenida Brasil", em 2012, como o vilão Nilo, e em "Insensato Coração", em 2011, como Milton Castellani.

José já foi casado com a advogada Neuza Serroni, fruto desse relacionamento nasceu Rodrigo, seu primeiro filho que veio a falacer aos 21 anos. Foi casado com a diretora teatral Nara Keiserman, com quem teve três filhos: Theo, Ana e Cristiano. Em 2000 teve um quinto filho, Bernardo, fruto do seu relacionamento com Andrea Pontual. Entre 2015 e 2016, foi casado com a cineasta Priscila Petit.


Artigos relacionados a Zé de Abreu