Contigo!
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Spotify Contigo!

Ary Fontoura

Ary Fontoura
Ary Fontoura - Reprodução/Instagram
Nome CompletoAry Beira Fontoura
Data Nascimento27/01/1933
89 anos, 4 meses
Local NascimentoCuritiba,PR
Twitter Oficial Ary Fontoura
Instagram Oficial Ary Fontoura
Wikipedia Ary Fontoura

Ary Beira Fontoura, conhecido popularmente como Ary Fontoura é um ator, poeta, escritor e diretor teatral. Natural de Curitiba, Paraná, nasceu no dia 27 de janeiro de 1933.

Antes de iniciar a carreira artística, estudou Direito e trabalhou em um circo. No ano de 1960, começou atuando primeiro na TV Paraná. Em 1964, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde atuou em "Como Vencer na Vida Sem Fazer Força". No ano seguinte estreou na TV Globo em "Rua da Matriz". Depois, foi visto no elenco do programa de humor "TV0-TV1" e da novela "Passo dos Ventos".

Conhecido por interpretar papéis marcantes na TV, Ary deu a vida em grandes personagens como o do prefeito Florindo Abelha na novela "Roque Santeiro", "Gabriela", "Saramandaia", "Amor com Amor se Paga", "Tieta", "A Indomada", que lhe rendeu o prêmio de Melhor Ator da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

Entre outros papéis marcantes estão nas novelas "Sete Pecados", "Amor à Vida" e "Êta Mundo Bom!". Também passou pelo cinema, em mais de 20 filmes, e no teatro, em peças como "A Ópera do Malandro". Foi eleito duas vezes o Melhor Ator do Troféu Mambembe, em 1983 e 1986.


Artigos relacionados a Ary Fontoura