Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Vitrine / Empreendedorismo feminino

Por que é importante incentivar o empreendedorismo feminino?

Lugar de mulher também é nos negócios, e elas estão mostrando que sabem de resultados e de gestão.

Redação Publicado em 21/12/2020, às 14h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lugar de mulher também é nos negócios - Divulgação
Lugar de mulher também é nos negócios - Divulgação

Ser empreendedor é um sonho que toma conta da cabeça de muitos. É aquela velha história de que ser dono do próprio estabelecimento é o caminho mais fácil para o sucesso, permitindo não só mais dinheiro, como, também, autonomia para fazer as coisas do seu jeitinho.O que ninguém conta é que, na maioria das vezes, o sonho do empreendedorismo não sai do papel. É o velho tabu de que para ter a vida que sempre foi almejada é preciso enfrentar as mais diversas dificuldades. Porém, mulheres empreendedoras do mundo inteiro estão provando que entendem de gestão e mostrando que atingir o sucesso é possível. 

Não é segredo para ninguém que as empresárias estão mudando a cara do mercado. Segundo a pesquisa Empreendedorismo Feminino no Brasil, publicada em 2019 pelo Sebrae em parceria com o GEM (Global Entrepreneurship Monitor), hoje em dia existem mais de 24 milhões de mulheres empreendedoras no Brasil. Porém, apesar de tanto sucesso, ainda existem muitos obstáculos a serem vencidos. Lidar com a dificuldade de conciliar a vida pessoal e profissional, além do preconceito de gênero, faz com que a vida de diversas empresárias seja impactada de uma forma muito negativa, afetando até a própria confiança em seus projetos. De acordo com a pesquisa Empreendedorismo no Brasil: um recorte de gênero, publicada em 2019 pela Rede Mulher Empreendedora, 50% dos homens acreditam que seu negócio vai dar certo, enquanto o índice feminino não passa dos 35%. Por isso, é tão importante estimular o empreendedorismo feminino. Além de fazer com que ocorra um desenvolvimento em suas habilidades de liderança e autoconfiança, esse tipo de gestão faz com que mulheres gerem empregos, sejam independentes, aumentem seus rendimentos e ainda sejam protagonistas de suas vidas. Fomentar o empreendedorismo feminino é impulsionar o empoderamento delas. 

Valeska Ribeiro, dona do @valeskarb no Instagram, é um ótimo exemplo de alguém que superou todas as barreiras para atingir o  sucesso. A empoderada empresária começou seu atual negócio com apenas R$ 240, além de muito foco e planejamento. Com muita determinação e experiência adquirida no decorrer dos anos, ela conseguiu fazer dos seus fracassos passados um sucesso total. Hoje em dia, a empresária fatura 6 dígitos por mês, cerca de R$ 100 000, e, para ela, o maior segredo é a estratégia e a força de sonhar. O mundo dos negócios não é apenas para Valeska, é para todos aqueles que ousam voar. Para aqueles que possuem medo de cair, atualmente é muito fácil encontrar cursos completíssimos que ensinam todos a decolar pelo mundo dos negócios, sejam os que já possuem o próprio estabelecimento e querem alavancá-lo ou mesmo para quem quer começar do zero.