Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Últimas / POLÊMICA

Xanddy se defende após acusação de intolerância religiosa: “Não me conhecem”

Cantor foi acusado pela neta de Chica Xavier e usou as redes sociais para se explicar

Redação Contigo! Publicado em 06/08/2019, às 14h03 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Xanddy do Harmonia do Samba - Reprodução/Instagram
Xanddy do Harmonia do Samba - Reprodução/Instagram

Xanddy foi acusado por Luana Xavier, que é neta da lendária Chica Xavier, de intolerância religiosa e nesta terça-feira (06) decidiu se defender da acusação.

Nas redes sociais, o cantor compartilhou um longo texto, negou que seja intolerante e pediu desculpas se, em algum momento, ofendeu alguém.

“Fui acusado de ser intolerante religioso e exposto na internet, onde pessoas que não me conhecem intimamente estão, infelizmente, reduzindo o meu caráter de forma irresponsável e tóxica. Eu respeito e amo o ser humano seja ele católico, espírita, umbandista, candomblecista, judeus, budistas, evangélico... Acima de tudo procuro respeitar a história, particularidade e trajetória de todos, aprendendo a cada dia”, iniciou.

“Muitas vezes, encontro nas incontáveis viagens que faço pessoas das religiões de matrizes africanas (principalmente na minha terra, na Bahia) e quase sempre, recebo um abraço gostoso, que vem acompanhado de palavras doces e, obviamente, tento corresponder à altura. Eu sou assim, gosto de ser assim. Quem me conhece sabe. De qualquer forma, peço perdão se ofendi alguém. Do fundo do meu coração, acreditem, não houve intenção de machucá-los. Que Deus abençoe a todos!”, finalizou.

Nos comentários, o vocalista do Harmonia do Samba recebeu apoio de amigos e fãs.

ENTENDA:

Xanddy é alvo de uma acusação de intolerância religiosa. A denúncia veio da atriz Luana Xavier, que publicou um desabafo após assistir a um show do Harmonia do Samba.

"Sou muito fã do Harmonia do Samba, há muitos e muitos anos. Já fui em inúmeros shows deles: aqui no Rio, em Salvador e até em Vitória.
Mas hoje me decepcionei bastante com o Xanddy. Que ele é evangélico e fala bastante sobre sua religião, inclusive em shows, disso todo mundo sabe. E definitivamente não é um problema. Porque falar da nossa própria religião é um direito que nos compete", começou o relato.

Ela prossegue, comentando o motivo de ter se sentido ofendida. "Porém, hoje no repertório do show tinha a música Raiz de Todo Bem, comumente cantada pelo intérprete Saulo. Peço que reparem no vídeo. Comecei a filmar depois de um minuto de música rolando porque eu não conseguia acreditar no que estava acontecendo. Pois bem... Xanddy suprimiu a frase 'do canto Candomblé' durante toda a música. Um desrespeito sem tamanho", contou Luana. No vídeo, de fato, é possível perceber vários trechos da música que Xanddy não canta, incluindo menções ao Senhor do Bonfim, uma representação tipicamente católica, além da frase citada por ela.

"Se por questões religiosas, morais ou seja lá o que for, ele não pode pronunciar a palavra 'Candomblé', então deveria tirar essa música do repertório. Simples assim. Mas Luana, você foi se divertir em um show e já voltou problematizando? Sim! E sabe por que? Porque durante anos o Candomblé foi uma religião proibida de ser exercida", criticou a atriz.

Luane finalizou o textão com um apelo. "E ao cantor, fica aqui o meu apelo... apelo de alguém que sempre admirou o trabalho dele: Respeite o nosso sagrado! Respeite a nossa fé! Principalmente você que canta 'respeite quem pôde chegar aonde a gente chegou'".