Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!

Rafael Cardoso fala sobre a filha, Aurora: "Ficar de paranoia não funciona"

Na pele do inescrupuloso César de Sol Nascente, da Globo, o ator encara seu primeiro antagonista em novelas e fala dos desafios na criação da filha, Aurora, de quase 2 anos

Por Ligia Andrade Publicado em 05/10/2016, às 15h21 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rafael Cardoso - Ramon Vasconcelos/TV Globo
Rafael Cardoso - Ramon Vasconcelos/TV Globo
Especialista em mocinhos nos folhetins, Rafael Cardoso, 30 anos, ainda não sentiu a recepção do público a seu primeiro antagonista em novelas, o mau-caráter César de Sol Nascente (Globo). Afinal, a rotina do gaúcho e empresário é discreta: de casa para o trabalho e vice-versa. Além disso, ele é adepto de um estilo de vida off-line, praticamente desconectado do mundo virtual. “Às vezes, vou para o meio do mato, onde nem pega celular. Fico plantando, fazendo minhas coisas... Aí, não sei nem o que está acontecendo”, confessa o ator, encantado com a permacultura e a agrofloresta (técnica de plantio que resgata áreas degradadas). “Plantamos, mas ainda não vendemos. Produzimos o que precisamos. Já distribuo para os meus dois restaurantes (Puro e Massa, no Rio de Janeiro). Estamos comprando um terreno maior”, revela.  

VERSATILIDADE EM CENA
O que se vê na TV é o resultado de um trabalho de construção e desconstrução de Rafael. “Cada personagem vai se formando de Um jeito.
 O que me motiva a fazer televisão é a arte de ir se descobrindo e se testando ao longo da novela. Tudo é rápido, aberto como a vida. Temos de ficar atentos às mensagens”, analisa. César é mais uma chance de o artista mostrar sua versatilidade. “O cara se transforma com o momento, bem psicopata mesmo. Todo mundo tem tudo dentro de si, as energias permeiam o nosso ser. Está cheio de caras como ele por aí... Hoje, acontece tanta coisa ruim, tanto desamor, mau exemplo social, não falta material para trabalhar”, avalia. 


Com a rotina corrida, Rafael tem feito pouca atividade física. "Às vezes corro, ando de bicicleta, não tenho programação"

TRABALHO E FAMÍLIA
No intervalo entre Além do Tempo (Globo, 2015) e Sol Nascente, Rafael não parou. O ator participou das filmagens de O Rastro, com Leandra 
Leal, 34, previsto para estrear em 2017, e acompanhou seus restaurantes mais de perto. Além disso, claro, aproveitou com qualidade os momentos ao lado de seus amores: a filha, Aurora, de 1 ano e 11 meses, e a empresária Mariana Bridi, 31. Rafael, aliás, não esconde o orgulho do que construiu com a amada nos dez anos de relacionamento. “Estar em família, com os irmãos, é uma escolha de vida. A família que a gente cria é a que permeia para o resto da vida. Escolho estar perto e, mesmo longe, me fazer presente de alguma forma”, ressalta.

HORA DE COMER É DIVERSÃO
Ser pai de menina é uma descoberta diária para o ator. Recentemente, ele postou nas redes sociais um vídeo em que a filha se diverte ao pintar as unhas dele. “É criança, então, deixo brincar. Cuidar de uma menina e educar é complexo, mas é bom trabalhar isso e vê-la crescer. Crianças são como esponjas. Então, no mínimo, temos que ser bons exemplos”, avalia.
Na hora de comer, mais brincadeira. Para incentivar a filha a se alimentar, o paizão cria rostinhos com pedaços de frutas. “Assim, a conquisto e tento trazer o foco. A alimentação deve ser um momento de alegria e diversão. Afinal, será preciso deixar tudo de lado para comer”, justifica ele, cozinheiro de mão-cheia e adepto do estilo de vida saudável.


O ator com a filha, Aurora, de 2 aninhos (Foto: Reprodução/Instagram)

O ator, inclusive, mantém um blog sobre alimentação funcional. O interesse pelo assunto é tanto que ele não dá açúcar nem alimentos muito industrializados para Aurora. “O que ela chama de bala é feito de alga com mel, a única que experimentou, e banana desidratada. O damasco é a bala amarela. Se Aurora quiser bala ou brigadeiro em uma festa, tudo bem, pois já come orgânicos em casa. Ficar de paranoia não funciona”, alerta.

DEIXA A VIDA ME LEVAR...
Dar um irmão ou irmã para a herdeira está nos planos do casal. “Queremos mais filhos, adotar também. Porém, não gosto de planejar nada, expectativa só gera frustração. É deixar o fluxo correr que as coisas vão acontecendo”, diz. E é assim, permitindo que a vida siga seu caminho, que Rafael se estabelece. Agora, está focado na novela, mas sempre pensando além. “Os restaurantes estão andando superbem. O meu foco está nas plantações dos hiperorgânicos, que crescem de maneira diferente. E tem uma marca de sucos que estamos expandindo para atender ao maior número de pessoas. 
Daqui a pouco tem mais coisas por aí.


Rafael Cardoso mostra sua versatilidade na TV