Contigo!
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Spotify Contigo!

Morre aos 75 anos o ator Nelson Xavier

O ator faleceu nesta quarta-feira, 10, em Uberlândia, Minas Gerais

Redação Contigo! Publicado em 10/05/2017, às 09h21 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

Morre aos 75 anos o ator Nelson Xavier - Globo/Renato Rocha Miranda
Morre aos 75 anos o ator Nelson Xavier - Globo/Renato Rocha Miranda

Nesta quarta-feira, 10, Nelson Xavier morreu, aos 75 anos, em Uberlândia, Minhas Gerais, de insuficiência respiratória em decorrência de um câncer. Ele lutava contra a doença há 14 anos. A informação foi confirmada pela filha do ator, Tereza Villela Xavier

"Lamento informar a quem possa interessar que meu pai, Nelson Xavier, faleceu esta noite em Uberlândia. Agradeço desde já as mensagens de apoio. Ele virou um planeta! Estrela ela já era. Fez tudo o que quis, do jeito que quis e da sua melhor maneira possível, sempre.", escreveu ela em sua página no Facebook. 
Seu corpo será transferido, celebrado e cremado no Rio de Janeiro, em um cemitério ainda não determinado.
Paulistano, Xavier foi um dos grandes nomes da TV, do cinema e do teatro. Na Globo, coleciona personagens marcantes, como Lampião, da minissérie "Lampião e Maria Bonita" (1982), Norberto, de "Renascer" (1993) e Sebastião, de "Senhora do Destino" (2004). O ator também teve passagem pela Manchete com o personagem Leopoldo Canjerê em “A História de Ana Raio e Zé Trovão” (1990), entre outros. Seu último trabalho na TV foi uma participação na novela das nove "Babilônia" (2015). Dois anos antes, ele havia feito o monge budista Ananda Riponche, na novela das seis "Joia Rara" (2013). Xavier completaria 49 anos de Globo este ano. Seu primeiro trabalho na empresa foi em ‘Sague e Areia’ (1968).
No cinema, Nelson esteve em sucessos como "Dona Flor e seus Dois Maridos" (1976) e "Vai Trabalhar, Vagabundo!" (1973). Mais recentemente, em 2010, viveu o médium Chico Xavier, na cinebiografia homônima dirigida por Daniel Filho. Em um dos seus últimos trabalhos, no longa-metragem "A Despedida", rodado em 2013, viveu um homem em estado terminal. 
Sua última aparição pública foi na exibição do longa-metragem "Comeback" durante o Festival do Rio deste ano. No drama de Erico Rassi, Nelson Xavier interpretou Amaro, um ex-pistoleiro que se refugia numa pequena cidade de Goiás após sua aposentadoria. 
Nelson Xavier deixa a mulher, a atriz Wilma Fernandes Negromonte, e quatro filhos.