Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Últimas / Família

Marcos Mion sobre o filho autista: ''Requer cuidados especiais''

Apresentador explicou que as mudanças bruscas na rotina são um pesadelo para Romeo, seu filho autista

Redação Contigo! Publicado em 10/01/2019, às 08h42 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Marcos Mion, Suzana Gullo, Stefano, Romeo e Donatella - Reprodução/Instagram
Marcos Mion, Suzana Gullo, Stefano, Romeo e Donatella - Reprodução/Instagram

MarcosMion está de ferias e levou a família para viajar. Porém, Romeo, filho autista do apresentador, não embarcou com os familiares para Londres. Com uma viagem repleta de mudanças na rotina, Mion preferiu mandar Romeo para Orlando, lugar que ele conhece e se sente bem, e viajou com Donatella e Stefano

No Instagram, o apresentador explicou a decisão e revelou mais sobre o processo de entendimento da condição do filho. 

Uma criança atípica, no meu caso com autismo, requer cuidados especiais, atenção diferente e estrutura para funcionar bem. Demorei alguns anos, às custas de muito stress e choro, para entender isso e já entrego mastigado para os recém pais de crianças especiais: é bobagem, desperdício de lágrimas e sofrimento desnecessário insistir para que seu filho atípico se encaixe no que é considerado típico, ou popularmente 'normal’".

A colocação "normal” incomoda o apresentador, que explica usar para entendimento rápido. “Meu filho autista é MUITO mais normal do que a maioria das crianças que eu conheço".

Mion revela que uma rotina rigorosa é importante para uma criança com autismo.

Uma criança com autismo necessita antes de tudo de ROTINA. Basta mudar uma sequência que o mundo dele pode virar de cabeça para baixo na velocidade de apertar um botão. E aí meu amigo, não tem mais volta. É necessário muita paciência, dedicação e conhecer seu filho como a palma da sua mão para reverter essa queda num túnel de pânico e desespero que eles entram". 

Ou seja, fazer uma viagem sem rotina, andando com guia, parando para entrar numa loja no susto ou pra pegar um café antes de chegar no destino programado, entre centenas de outras situações é um TERROR para crianças com autismo". 

Como um pai cuidadoso, Mion entende que seus outros filhos também precisam que seus desejos sejam atendidos. 

Por outro lado tenho duas crianças típicas, em nada mais 'normais’ que o Romeo, apenas diferentes, que querem exatamente isso: mergulhar no mundo! Dobrar a próxima esquina e se surpreender com uma vista, um monumento e resolver sentar um pouco por ali porque o clima tá bom! Parar pra almoçar e encaram um restaurante diferente! Onde as pessoas não nos conhecem e pode ser que a carne chegue antes da batata, o que é um problema pro meu Romeo!".

São INCONTÁVEIS detalhes que fazem uma criança atípica funcionar e não consigo montar essa estrutura para poucos dias pelo mundo, nem cabe! Por isso Romeo viaja pra onde conseguimos ter casa ou a ‘sensação de casa'! Passar por 3 países em 15 dias é um pesadelo para ele. E acaba virando pros outros também, afinal ninguém fica bem com alguém na família sofrendo tanto", continuou. 

Para finalizar, Mion deixou um recado para os pais de filhos especiais.

Pais e mães autistas, aceitem os limites dos seus filhos especiais! Forçar é quebrar eles por dentro. E não esqueçam nunca dos outros filhos!".