Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Últimas / PODEROSA!

Em espetáculo digital e gratuito, ícone 'Divina Valéria' celebra quase 6 décadas de carreira

Produção presta uma homenagem à artista, ícone da comunidade LGBTQIA+; saiba os detalhes

Redação Contigo! Publicado em 19/08/2021, às 11h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Em espetáculo digital e gratuito, ícone `Divina Valéria` celebra quase 6 décadas de carreira - Divulgação
Em espetáculo digital e gratuito, ícone `Divina Valéria` celebra quase 6 décadas de carreira - Divulgação

Ícone da comunidade LGBTQIA+, a artista Divina Valéria vai se apresentar em um espetáculo em homenagem ao legado de suas quase seis décadas de carreira.  

Com participações especiais de nomes como Leandra Leal, Patrícia Pillar, Maria Clara Spinelli, Cléo de Páris, Sérgio Guizé e Thiago Mendonça, a obra tem curta temporada na SP Escola de Teatro Digital, e será exibida totalmente online entre os dias 23 de agosto e 8 de setembro.

Para Ivam Cabral, diretor-executivo da Adaap (Associação dos Artistas Amigos da Praça) e da SP Escola de Teatro, o espetáculo é uma oportunidade para exaltar a trajetória da artista.

“Queremos abraçar a Divina Valéria nesse momento complexo e difícil vivido no Brasil, país que vive crise sanitária, política e de desrespeito aos direitos humanos. Mais de meio século atrás, Valéria foi pioneira na visibilidade da população LGBTQIA+, que ainda hoje sofre com o preconceito, a violência e a vulnerabilidade, agravada pela pandemia de Covid-19”, pontua.

Para Cabral, que também é diretor artístico do espetáculo, a produção é um agradecimento por sua trajetória de luta e empenho na defesa das minorias.

“Este show é um agradecimento por tudo o que ela fez em sua trajetória, uma celebração a essa artista fundamental e pioneira”, define. 

QUEM É DIVINA VALÉRIA

Da era de travestis lendárias que enfrentaram a perseguição da ditadura militar com muita garra, coragem, arte e talento nos palcos, Divina Valéria conquistou lugar de respeito junto às Divinas Divas, cuja história foi registrada no aclamado documentário de Leandra Leal. Cantora virtuosa, já se apresentou internacionalmente na França, Japão, Argentina e Uruguai, entre outros lugares do mundo onde mantém séquito de fãs. Desde quando surgiu em 1964 no Les Girls ao lado de Rogéria, transformou-se em uma lenda dos tablados, sempre com sua voz precisa e aveludada, além de marcante interpretação. Em 2020, viveu um momento icônico no espetáculo Divinas Divas, no Theatro Municipal de São Paulo, ao lado das veteranas Jane Di Castro, Eloína dos Leopardos, Camille K. e as da geração seguinte, Divina Nubia e Marcia Dailyn, espetáculo vencedor do Prêmio Arcanjo de Cultura em 2020.

DIVINA VALÉRIA

Quando: 23, 24, 25, 30 e 31/08 e 01, 06, 07 e 08/09 - Segundas, terças e quartas, às 20h. Estreia dia 23 de agosto.

Onde: SP Escola de Teatro Digital na Sympla

Quanto: Grátis, com contribuição voluntária do público à artista. 

Classificação etária: 12 anos